Cerca de 3 mil pessoas foram ao Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (2), para fazer uma revisão de conteúdos e também descontrair antes do primeiro dia de provas do Enem, em uma "superaula" promovida pelo Unificado. Para muitos deles, a divisão do exame em dois domingos, e não mais em um mesmo fim de semana, é vantajosa.
— Fica muito melhor. Assim, dá tempo de arejar a cabeça entre uma prova e outra — diz Bianca Shida, 17 anos, aspirante a uma vaga em Relações Internacionais.
Para a estudante Isadora Marchi, 17 anos, porém, a distribuição da prova em dois domingos pode prejudicar quem ainda está cursando o Ensino Médio.
— Seria melhor em dois sábados, assim a gente pelo menos teria um dia para descansar antes de a semana começar — afirma Isadora, que está no 3º ano do Ensino Médio e já fez o Enem, como treineira, no ano passado.
Na aula realizada no Araújo Vianna, a intenção de estudantes e professores era descontrair um pouco nos dias que antecedem as provas.
— Vim mais para ver algumas dicas de última hora. O que a gente precisava estudar já estudou — garante Marina Kessler, 17 anos.
Subiram ao palco, juntos, professores de diferentes áreas, com a intenção de mostrar como a abordagem do Enem tende a ser interdisciplinar, englobando diversas disciplinas diferentes em uma mesma prova. Além das provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas, que serão aplicadas neste domingo (5), o Enem segue no domingo posterior (12) com as provas de Matemática e Ciências da Natureza.