Uma das escolas mais tradicionais de Caxias do Sul terá turmas de 1º ano do ensino médio com turno integral a partir do ano que vem. O Instituto Estadual Cristóvão de Mendoza foi selecionado pelo Ministério da Educação para a nova modalidade no turno diurno.
A previsão é que o segundo ano em turno integral passe a ser oferecido em 2019 e o terceiro ano, em 2020. Os alunos permanecerão por sete horas na escola e, além do currículo comum, terão opções de oficinas como orientação de estudos, projeto de vida, projeto de pesquisa, cultura juvenil e empreendedorismo. Os estudantes também vão tomar café da manhã, almoçar e fazer dois lanches diários na escola. Além disso, haverá ampliação das cargas horárias de português e matemática.
Conforme a coordenadora pedagógica da 4ª Coordenadora Regional de Educação (CRE), Ivanete Miranda, são necessários pelo menos 60 alunos. Ela destaca a importância da atuação de pais e estudantes no processo de implantação da nova modalidade.
— A escola vai ter que ofertar um currículo diferenciado, mas a comunidade escolar também vai ter que estar engajada.
Conforme Ivanete, a CRE estuda como fazer a adaptação de professores que terão de trabalhar por 40 horas semanais para atuar nessas turmas. Os docentes também passarão por treinamento.
Hoje, a escola tem cerca de 300 estudantes no 1º ano do ensino médio. A diretora Fabiana Simonaggio diz que a expectativa é grande diante da possibilidade de mudança nas formas tradicionais de ensino, que já não são mais efetivas.
— É um desafio muito grande porque nos vamos ter de reformular até a forma de acolher esses alunos — comenta.
Uma reunião nos próximos dias deve esclarecer como será todo o processo de implantação, inclusive em relação a verbas para novos laboratórios e reformas na estrutura. Os interessados em cursar o 1º ano do ensino médio em turno integral podem procurar a própria escola, a central de matrículas ou entrar no site educacao.rs.gov.br.
No Estado, são 12 escolas de ensino médio que passarão a ter turmas de turno integral a partir do ano que vem.