Dar início à carreira acadêmica é bastante parecido com o primeiro passo para uma seleção profissional: é preciso apresentar um currículo. E o Ensino Superior tem uma plataforma própria para isso, o Lattes. Pode conferir: todo professor universitário tem um, e todo aluno envolvido em pesquisas também.
No currículo Lattes é possível verificar a formação e a produção acadêmicas de um pesquisador, além de sua experiência profissional, prêmios, idiomas falados, entre outros. Mas, para o aluno que está recém entrando ou saindo da faculdade, organizar esse currículo gera certa ansiedade, porque muitos não entendem o que deve ser mencionado no documento. Confira abaixo algumas dicas:
Se você vai criar o currículo pela primeira vez, atenção: não é preciso incluir tudo. Destaque as atuações mais relevantes. As professoras reforçam a importância de apenas incluir informações corretas e mantê-las atualizadas.
Explore a ferramenta
O currículo Lattes (acesse lattes.cnpq.br) exige um cadastro diretamente ligado ao CPF, para evitar duplicatas e dar credibilidade às informações. Deve-se incluir dados pessoais e profissionais, além do principal: a formação acadêmica.