Representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estiveram na manhã de sexta-feira, na Quinta da Estância, para firmar um acordo entre a instituição de ensino e a fazenda de turismo rural pedagógica, localizada em Viamão.
O projeto permitirá pesquisas na área de eficiência energética de alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado com o apoio de professores e técnicos administrativos da UFRGS e profissionais da Quinta da Estância. O acordo vale por cinco anos e terá enfoque em projetos de pesquisa, ensino e extensão, colocando em prática estudos desenvolvidos em sala de aula pelos alunos.
A Quinta da Estância iniciou a parceria com universidades do Brasil e do Uruguai em 2007. Desde então, a fazenda já foi tema de mais de 50 projetos de pesquisa nas mais variadas áreas.
Os professores Paulo Smith Schneider e Letícia Jenisch, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFRGS, e o fundador da Fazenda, Lucídio Mosch Goelzer, firmaram o Protocolo de Cooperação entre as duas partes.