A nova realidade imposta pela pandemia de Covid-19 trouxe uma perspectiva quanto aos modelos de trabalho e estudo. O relatório divulgado pelo Observatório do Ensino Superior, no mês de novembro de 2021, aponta que 63% dos entrevistados desejam ingressar no ensino privado em 2022. Neste cenário, o ensino híbrido tem se tornado a primeira opção para muitas pessoas que buscam por uma graduação.
Combinando o ensino através das plataformas digitais com atividades presenciais, o modelo híbrido é novidade na Universidade de Passo Fundo (UPF), na região norte do estado. Para a professora e integrante da Comissão dos Cursos Híbridos, Cristina Fioreze, o maior benefício do curso on-line é que ele garante a interação e a troca entre professores e estudantes, ao mesmo tempo em que possibilita maior flexibilidade de estudo. Ainda, as aulas presenciais estimulam a aplicação prática do conhecimento, um modelo que se ajusta à realidade dos estudantes, sem perder a qualidade no ensino.
Segundo Miguel Rossetto, professor e coordenador da Comissão dos Cursos Híbridos, os recursos tecnológicos permitem, mesmo à distância, uma aula com forte interação entre professores e estudantes, além de experiências de aprofundamento, exploração e investigação dos conteúdos tratados em sala de aula.
Nos cursos on-line oferecidos pela UPF, os módulos são bimestrais e, ao todo, quatro por ano. Todos os módulos são desenvolvidos de acordo com o tema do curso e foram planejados para promover a integração com a realidade de trabalho de cada área.
Este ano, a novidade acontece em oito opções de cursos on-line na UPF: Geografia e Pedagogia (licenciatura), Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Pública (superiores de tecnologia), além dos bacharelados em Agronegócio, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção e Serviço Social. Os estudantes podem optar pelos polos de Passo Fundo, Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.
Reconhecimento e conexão com a sociedade
Mais flexíveis e integrados, todos os cursos da instituição foram atualizados para proporcionar uma experiência de formação mais conectada com a comunidade e o mercado, mais flexível e multidisciplinar. Reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade do ensino e também pela infraestrutura ofertada aos estudantes, a identidade Sense UPF reforça esse compromisso.
– O Sense UPF proporciona uma verdadeira experiência de formação. Isso só é possível em uma universidade em que há ensino, pesquisa e extensão integrados, além de uma grande diversidade de áreas, cursos e pessoas – conclui Cristina.
Ingresso UPF
As inscrições para o Vestibular de Verão da UPF ainda estão abertas. São cerca de 50 cursos de graduação presencial e oito cursos on-line. Além disso, é possível entrar na Universidade por meio do Ingresso Especial: Transferência, Reingresso, Reabertura de matrícula, Seleção simplificada e Disciplina Isolada. Inscreva-se em www.upf.br/ingresso.