Depois da abertura da Semana Nacional de Educação Financeira (Enef), na segunda-feira (9), em Porto Alegre, continua, até o dia 15, a série de palestras, workshops e clínicas individuais voltadas ao planejamento financeiro.
Neste ano, a tradicional programação, organizada pela Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar), foi antecipada no Estado com o objetivo de auxiliar micro e pequenos empreendedores gaúchos na retomada de seus negócios após a enchente de maio.
Nos próximos cinco dias, mais de 30 planejadores financeiros participam das atividades que podem ser acessadas de maneira presencial, em nove cidades do RS, ou remota. A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site do evento.
A pedido de Zero Hora, Viviane Ferreira, planejadora financeira, elaborou 12 dicas, que sintetizam as etapas de recuperação. Cada um desses tópicos, com mais informações, é aprofundado nas diversas opções de conteúdos oferecidas ao longo do evento.
Dicas para enfrentar a crise
- O primeiro passo é entender a situação financeira atual
- Colocar em planilha as receitas, as despesas e os prejuízos
- Em seguida, realizar um levantamento das dívidas e das perdas na empresa
- Depois de entender o cenário, é preciso mapear as opções de financiamento disponíveis
- A prioridade é cobrir os custos da recuperação que possibilitem a retomada da atividade
- Atenção com as taxas, ainda que haja urgência, é sempre indicado avaliar o custo de cada proposta para não dar início a uma nova dívida que trará dificuldades no futuro
- Nesse caso, o melhor é verificar se a empresa se enquadra em alguns dos programas governamentais de auxílio, com maior flexibilidade ou carência de pagamento
- Feito isso, é hora de traçar um plano de ação para recomeçar as atividades da empresa com prioridade para aquilo que permita recolher os maiores lucros
- Para isso, é preciso ter em vista qual dos produtos ou serviços oferecidos tem menores custos e conta com maior demanda, pois é dessa relação que poderá vir o aumento das receitas
- Focar em estratégias de venda ou marketing massivo, com novos canais de venda e divulgação, ajuda a ampliar a base de clientes
- A meta, nesse momento, é gerar aumento do faturamento de forma mais rápida, fator essencial para sustentar o negócio ao longo do tempo
- Em médio prazo, a ideia é que seja possível arcar com os custos, inclusive os de financiamento, e recomeçar a alimentar o caixa, ou o provisionamento para capital de giro