A prorrogação do prazo de entrega do Imposto de Renda em razão da enchente no Rio Grande do Sul gerou um erro no sistema da Receita Federal. Leitores de Zero Hora que escolheram quota única relataram haviam programado débito em conta para o pagamento do imposto devido, mas os valores não foram descontados.
É o caso de Gilson Campos, morador de Arroio Grande, no sul do RS. Ele procurou a Receita Federal para entender o que estava acontecendo e regularizar a situação, mas não recebeu um retorno. Por isso, resolveu quitar o imposto manualmente.
— Ninguém assumiu (o erro) ou deu um caminho. Para não me complicar mais, eu emiti o Darf e paguei, porque os dias estão correndo. Acredito que não teria que arcar com multa e juros, já que a Receita está com a minha autorização e tenho saldo na minha conta. Não acho justo, mas aconteceu com todos que optaram por pagar quota única — relatou à reportagem na terça-feira (3).
O que diz a Receita
Questionada, a Receita Federal afirmou nesta quarta (4) que, com o período estendido, o sistema interpretou, de forma errada, que essa seria a quarta quota e encerrou a opção do débito automático. Segundo o órgão, 12.967 pessoas tiveram o débito em conta cancelado.
O prazo para quitar a primeira quota, ou a quota única, será ampliado e não serão cobrados juros e multas.
Os contribuintes podem pagar a primeira parcela emitindo o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). A Receita ainda deve reativar o débito automático, com expectativa de normalização já na segunda quota.
A previsão é de que sejam publicadas, até a próxima segunda-feira (9), orientações no site da Receita Federal sobre como regularizar até 30 de setembro a quota única ou a primeira quota não debitada. A instrução também será enviada para a Caixa Postal dos contribuintes e ainda estará disponível no e-CAC.