Tem aparência, cheiro e até textura de ovo, mas é uma mistura de soja com óleo de girassol. O "vegano sem clara de ovo" é um dos produtos entre os 10 mais inovadores da feira Anuga, maior exposição mundial na área de alimentação e bebidas que acontece até quarta-feira (11) em Colônia, na Alemanha.
No pavilhão dedicado à inovação, os visitantes também encontram um refrigerante produzido à base de pepino, o que indica a tendência do setor para os próximos anos: inserir na cadeia produtiva alimentos que hoje são subaproveitados e, com isso, reduzir desperdícios e minimizar emissões de poluentes.
Nesse rol, também estão um iogurte feito à base do caroço de damascos e uma cerveja que tem tortilhas mexicanas como matéria-prima.
Na edição de 2023 da Anuga, mais de 2,2 mil produtos foram inscritos para participar do estande, e o júri especializado selecionou 68 deles para a mostra. Desse grupo, foi eleito o top 10 da inovação.
Além da ligação com o tema de 2023 — crescimento sustentável —, outros critérios para a escolha foram a presença de proteínas alternativas à carne, benefícios adicionais à saúde e o rótulo limpo, quando a fabricação demanda uma quantidade menor de ingredientes.
Veja, em ordem alfabética, o top 10 da inovação
Cerveja de tortilhas — Leighton Foods (Dinamarca)
Produtora em larga escala de tortillas mexicanas, a fabricante encontrou uma solução para aproveitar as que saem em formato incorreto. De uma parceria com uma cervejaria alemã, resultou a Chica Mexicana, cerveja de trigo com raspas de laranja, na qual as tortilhas reaproveitadas são 10% da composição.
Chilli crocante de cogumelos — Lifestyle Ventures (Malásia)
Opção vegana, em que a carne é substituída por cogumelos. A proposta é oferecer um alimento nutritivo com toque picante e textura aprazível.
Folha de arroz para sushi — Wismettac (Reino Unido)
Arroz de sushi pronto e temperado, em tamanho de folhas de nori (alga). Basta descongelar no micro-ondas para enrolar os ingredientes e consumir.
Garum de leite — Garum Project (Itália)
Fabricado à base de soro de leite, pode substituir o próprio leite, nata ou queijo e reduzir o uso de manteiga em alguns pratos sem alterações no sabor. Tem como principal mote a redução no uso de laticínios, já que o soro de leite é um subproduto da fabricação do queijo.
Hexacreme - Lyson Apiary (Polônia)
Composto por quase 70% de pasta de pistache, também leva mel e extrato de pólen de abelhas. É apresentado como alimento saboroso e altamente nutritivo. Ideal para o café da manhã, por ser fonte de proteínas, cálcio, potássio e ferro e conter aminoácidos e vitaminas como B3, B1, D e E.
Iogurte de caroço de damasco - Kern Tec (Áustria)
Iogurte cremoso feito à base de sementes de damasco reaproveitadas, o que reduz o uso de água e as emissões de CO2. Totalmente vegetal e sem adição de leite. Os sabores disponíveis são baunilha, mirtilo, natural e pêssego com maracujá.
Mistura de cogumelos desidratados - VG Fryer (Croácia)
Cogumelos silvestres 100% naturais, ricos em nutrientes e sem aditivos. Imersos em água quente, podem ser preparados como cogumelos frescos. Produto indicado para o complemento de pratos ou base de molhos.
Refrigerante de pepino — Melis (Turquia)
Elaborado a partir de suco de pepino fermentado, é indicado para acompanhar alimentos como hambúrgueres ou sanduíches. Considerado inovador por transformar um produto subaproveitado em bebida.
Tu-nah — BettaF!sh (Alemanha)
Produzido com algas marinhas e proteínas vegetais, sem soja ou trigo. Semelhante a um patê, é fonte de proteínas e fibras e uma alternativa ao atum enlatado.
Vegano sem clara de ovo — Schouten Europe (Países Baixos)
Proteína feita a partir de soja e óleo de girassol. Substituto do ovo voltado ao público vegano, tem sabor e consistência semelhante, podendo substituí-lo em diversos pratos.
*Jornalista viajou a convite da Fiergs