Com foco em segurança e sustentabilidade, a 23ª TranspoSul abriu as portas ao público nesta terça-feira (20), em Porto Alegre. O salão principal do Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs) recebe caminhões, ônibus e uma série de serviços voltados ao ramo de transporte e logística até a próxima sexta-feira (23). Motores mais eficientes e com redução na emissão de gases e oferta de sistemas e softwares voltados para a redução de acidentes ganham ainda mais evidência neste ano.
Além de um salão lotado com veículos pesados que chamam a atenção pela robustez, força e tamanho, a tecnologia também ganha destaque no evento. Um dos negócios que atuam nessa linha é a Argus. A empresa paulista fundada em 2016 atua com uma ferramenta que usa inteligência artificial para garantir mais segurança ao motorista e aos demais usuários da rodovia. A empresa oferece um sistema para detecção e gestão de fadiga e distração nas operações de transporte. Sensores instalados na cabine capturam e analisam o estado do motorista, veículo e operação para detectar casos de sonolência, uso de celular e demais distrações e situações de risco. Esses dados são enviados para uma central, que permite o envio de alertas para reverter esses casos.
— Uma vez que tem segurança, não tem acidente, perda de vida e de patrimônio, e acaba apresentando maior produtividade, porque você não para a operação em razão de um acidente — explica Daniel Almeida, head comercial da Argus.
A inteligência artificial usada pela empresa permite mapear o rosto do condutor, o que garante a identificação do mesmo e a criação de um banco de dados mais preciso e com menos chance de adulteração, segundo Almeida. As companhias Vale e Ambev estão entre as empresas que contratam o serviço da Argus.
Economia e sustentabilidade
Um dos destaques desta edição é o Volvo da linha F. Adesivado com as bandeiras do Brasil e da Suécia – país-sede da marca –, o veículo é um dos mais imponentes no ambiente. A versão atual do caminhão conta com motor Euro 6, mais eficiente e com redução na emissão de poluentes, aceleração inteligente e com a caixa de transmissão I-Shift de última geração, que conta com um módulo mais inteligente, garantindo alta performance e baixo consumo de combustível.
— Você tem um produto que contamina muito menos e ainda economiza 8% de combustível, comparado com a versão anterior — explica Fabiano Todeschini, CEO da Dipesul Veículos, concessionária da marca Volvo.
Gilberto Alves Jr., gerente de vendas da Dipesul, afirma que o modelo também é uma das principais referências do segmento em segurança viária. O caminhão carrega o Volvo ACC, que conta com sistema de partida em rampa, permitindo direção mais segura e preventiva.
O veículo 100% elétrico da Volkswagen também voltou a dar as caras na TranspoSul. O VW e-Delivery conta com motor elétrico alimentado por um conjunto de baterias anexadas na estrutura logo atrás da cabine. As três caixas que abrigam as baterias e a robusta fiação anexada ao material chamam a atenção dos visitantes que passam pelo estande da marca. O diretor de vendas da Volkswagen Caminhões, Sérgio Pugliese, afirma que o veículo ainda tem um custo mais elevado ante os caminhões tradicionais movidos a diesel. No entanto, reforça que essa diferença tende a diminuir, principalmente em um ambiente marcado por eficiência energética e consciência ambiental.
Paixão desde criança
Moradores de Alvorada, na Região Metropolitana, a auxiliar de logística Nara Carvalho, 54 anos, e o filho dela, Jefferson Carvalho, 17 anos, eram algumas das pessoas que visitaram a feira na abertura. Nara levou Jefferson ao local porque o adolescente é um apaixonado por caminhões. Carvalho é um entusiasta dos veículos desde os seis anos de idade, época na qual brincava com miniaturas. Com o passar dos anos, foi alimentando essa paixão ao pesquisar na internet os principais modelos de caminhões e as curiosidades e aspectos técnicos desse tipo de veículo.
— É uma paixão desde criança, desde os seis, sete anos, e o meu sonho é ser caminhoneiro. Então, gosto de estar nas feiras, nos eventos. E essa é uma feira muito completa, tem de tudo, caçamba graneleira, truck, cavalo mecânico.
Esbanjando conhecimento sobre a linha pesada, falando sobre motores, peças e modelos, Carvalho afirma que é um apaixonado pela marca Scania e fica fascinado com a evolução da marca.
Durante a abertura do evento, o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs), Sérgio Mário Gabardo, reforçou a importância de pensar em novas soluções para um mundo mais sustentável e com maior segurança viária.
Os organizadores esperam cerca de 20 mil pessoas circulando pelo local nos quatro dias de evento. A expectativa é de que a feira movimente R$ 1,5 bilhão em negócios neste ano.
Serviço
23ª TranspoSul
- Quando: de 20 a 23 de junho
- Onde: Centro de Eventos da Fiergs - Avenida Assis Brasil, 8787
- Horário: das 14h às 21h
- Acesso gratuito mediante inscrição no local ou no site https://schenautomacao.com.br/transposul/