O diferencial do varejo brasileiro e as soluções para enfrentar os desafios do setor estarão no palco da Feira Brasileira do Varejo (FBV), que desembarca em Porto Alegre nesta quarta-feira (24) para a sua 10ª edição. Durante três dias, grandes nomes do comércio passarão pelo Centro de Eventos da Fiergs, discutindo caminhos e novas abordagens para o crescimento dos negócios em vendas.
A edição que marca uma década da FBV traz novidades. Uma curadoria ajudou a apontar temas pertinentes para os painéis, começando pelo mote principal, que foca no jeito brasileiro de fazer varejo. Presidente do Sindilojas Porto Alegre, entidade que organiza o evento, Arcione Piva destaca que traduzir as tendências mundiais para uma linguagem própria é fundamental.
A curadoria também trouxe mais dinamismo para a programação. Neste ano, oito palcos simultâneos dividem as atrações. Destaque para o espaço Grandes Resultados, que vai reunir nomes de referência no varejo para compartilhar com o público as suas experiências.
Entre eles, Luis Justo, CEO do Rock in Rio, Fabio Faccio, CEO da Lojas Renner, e Julio Mottin, CEO do Grupo Panvel. Novos modelos de negócio, geração de valor e a transformação do varejo com a revolução digital estarão entre os temas abordados. A programação completa pode ser acessada no site oficial da feira. Serão mais de 20 horas de conteúdo.
As discussões sobre o momento de turbulência pelo qual passa o varejo brasileiro, com fechamento de lojas e escalada nos pedidos de recuperação judicial, não ficarão de fora da feira. Piva diz que as dificuldades das grandes varejistas estarão em pauta, principalmente, pela oportunidade da troca de informação e de aprendizado.
— Um dos palcos é o Errando e Aprendendo. Quando pensamos nele, não tínhamos os problemas de fechamento de lojas, dificuldade de grandes redes. A impressão que dá é que estávamos prevendo. Os problemas dessas empresas podem dar conhecimentos para evitar que ocorram em outras. Ao apresentar como experiência, preparamos o empreendedor — afirma Piva.
A entrada na FBV é gratuita para visitação, mas o acesso a algumas palestras é restrito. Cinco palcos são gratuitos e outros três têm acesso exclusivo para quem adquirir o ingresso. Os passaportes custam entre R$ 605 e R$ 1.711, e os preços variam conforme o pacote de dias e as experiências.
Entre as atrações abertas ao público, o espaço Trocando Experiências será local para networking e interação dos empreendedores com o mercado. Já a atração Jogo Rápido oportunizará conversas de 20 minutos entre os participantes sobre temas do mundo dos negócios.
A expectativa é de que mais de 10 mil pessoas participem desta edição da FBV. Em 2022, 6,3 mil pessoas acompanharam a programação. Mais de R$ 10,1 milhões em negócios foram gerados.
Além da programação de palestras, a feira terá a presença de marcas expondo seus produtos e serviços.
Grupo RBS marcará presença
Com espaço exclusivo na FBV, o Grupo RBS terá transmissão de programas direto do Centro de Eventos da Fiergs, além de realização do Painel RBS Notícias e presença de comunicadores e lideranças. Veja a programação:
24/5
- 14h — O futuro do varejo será tema do Painel RBS Notícias. O bate-papo será mediado pelo jornalista Elói Zorzetto e contará com a presença de Patrícia Palermo, economista-chefe da Fecomércio, Arcione Piva, presidente do Sindilojas, Afrânio Kieling, presidente da Fetransul, Clarissa Daroit, head de Novos Negócios do Mais Diversidade, e Mauricio Cardoso, diretor da ABComm-RS.
- 18h — Transmissão do Pretinho Básico
25/5
- 15h — Transmissão do Gaúcha+
- 17h — Painel "O cliente em evolução: como acompanhar as transformações do varejo e aumentar as vendas com foco no cliente", com Claudio Toigo (Grupo RBS), Julio Mottin (Grupo Panvel) e Carmen Ferrão (Grupo Lins Ferrão). A mediação será de Alice Bastos Neves.
- 18h30min — Painel "Os desafios do cenário econômico do varejo para 2023", com Marcus Staffen (Banrisul) e Oscar Frank (CDL POA). A conversa será mediada pela jornalista Giane Guerra.
Veja outros destaques da programação:
24/5
- 15h30min — "Moda 5.0: Novos modelos de negócio para gerar novas receitas". Com Manuela Bordasch (Steal the Look) e Fabio Faccio (Lojas Renner)
- 17h45min — "Marca e consumidor: valor ao longo do tempo". Com Laura Barros (Wine)
- 17h25min — "Como estruturar um time que pensa para crescer". Com Renato Chaves (Leroy Merlin)
- 18h30min — "Como gerar valor para o seu negócio". Com Luis Justo (Rock in Rio)
25/5
- 13h — Abertura da feira
- 14h — "Como trabalhar o e-commerce? Tendências, inspirações e estratégias". Com Guilherme Almeida (Nívea)
- 19h — "Quanto antes errar, melhor: prototipação para resultados". Com Flávio Steffens (Vakinha)
- 19h30min — "Varejistas em Transformação". Com Andrea Iorio (palestrante e escritor)
26/5
- 13h15min — "Transformação inovadora: a ascensão da Inteligência Artificial e mídias sociais no varejo". Com Elifas de Vargas (Kreativ!) e Flávio Petry (Sebrae)
- 17h — "Na teoria, a prática é outra: expectativas e realidades do varejo brasileiro". Com Tito Gusmão (Warren)
- 18h30min — "Economia criativa e social". Com Tinga (palestrante e empreendedor)
Feira Brasileira do Varejo
- Quando: 24, 25 e 26 de maio de 2023
- Local: Centro de Eventos Fiergs — Avenida Assis Brasil, 8.787 — Porto Alegre
- Horário: das 13h às 21h
- Inscrições: www.feirabrasileiradovarejo.com.br