A crise na Americanas, que inclui um pedido de recuperação judicial, afetou o marketplace (shopping virtual) da varejista. É o que aponta levantamento feito pela gaúcha WebGlobal. Nas categorias pesquisadas, o volume de ofertas caiu 46%. Conforme a empresa, isso pode indicar a retirada de marcas que usavam a plataforma.
Eletrodomésticos estão entre os produtos mais afetados. No dia 11, quando a notícia do rombo financeiro veio à tona - depois do fechamento de mercado -, o marketplace tinha ao todo 764 anúncios de micro-ondas. Doze dias depois, o volume caiu para 348, o que representa queda de 54,4%. No caso de máquinas de lavar, o percentual é semelhante: 54,2%, de 2.251 para 1.031 ofertas.
Os celulares, produtos populares na venda online, tiveram redução de 28% no volume de anúncios. Ao todo, sete produtos foram analisados (confira a lista completa abaixo). Nas 400 categorias monitoradas no mercado online, a queda média desta sexta-feira (27) é de 29%.
A WebGlobal é uma empresa especializada em tecnologia para monitoramento do mercado online. Por meio de big data, machine learning (em português, aprendizado de máquina) e inteligência artificial, a empresa desenvolve ferramentas para o setor.
Queda na oferta entre os dias 11 e 23 de janeiro
Micro-ondas | 54,54% (de 764 para 348)
Maquina de lavar |54,20% (de 2.251 para 1.031)
Refrigerador | 49,91% (de 1.709 para 856)
Televisão | 49,66% (de 725 para 365)
Fogão | 45,23% (de 1.707 para 935)
Ar-condicionado | 40,69% (de 2.170 para 1.287)
Celular | 28,69% (de 1.579 para 1.126)
*Colaborou Camila Silva