O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, nesta quarta-feira (3), manter a taxa de juro básico no mesmo patamar pela sexta vez seguida. Com isso, a Selic segue estacionada em 13,75%.
A última modificação na taxa ocorreu em agosto do ano passado, quando o colegiado aumentou o indicador em 0,50 ponto percentual.
A Selic é usada como referência para uma série de taxas atreladas ao crédito. Portanto, em nível elevado, o indicador afeta uma série de decisões de investimentos de empresas e o mercado de crédito, diminuindo o número de transações. Por outro lado, mantém os investimentos em renda fixa atrativos.
No comunicado que acompanha a decisão, o Copom destaca que a reoneração dos combustíveis e, principalmente, a apresentação da proposta da nova regra fiscal reduziram parte da incerteza no campo da política fiscal. No entanto, a autoridade monetária reforça que um ambiente onde o processo desinflacionário tende a ser mais lento diante de expectativas de inflação desancoradas “demanda maior atenção na condução da política monetária”.
“O Copom enfatiza que não há relação mecânica entre a convergência de inflação e a aprovação do arcabouço fiscal, e avalia que a desancoragem das expectativas de longo prazo eleva o custo da desinflação necessária para atingir as metas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional. Nesse cenário, o Copom reafirma que conduzirá a política monetária necessária para o cumprimento das metas”, destaca trecho da nota.