O governador Eduardo Leite indicou, nesta terça-feira (25), o nome do advogado Fernando Lemos para ocupar a presidência do Banrisul. Lemos substituirá o economista Cláudio Coutinho e voltará à função depois de já ter exercido o cargo entre 2003 e 2010.
Ao anunciar o nome do novo presidente da instituição, Leite destacou também a gestão de Coutinho, que estava desde 2019 à frente do banco.
"O Cláudio Coutinho trouxe para o banco uma larga experiência nos setores público e privado, e cumpriu com dedicação e qualidade técnica a missão, garantindo que o banco consolidasse a sua trajetória de solidez. Foi um período em que o Banrisul se colocou ao lado das necessidades do povo gaúcho", enfatizou o governador, em nota.
MDB bancou indicação de Fernando Lemos para a presidência do Banrisul
Leia a coluna completa
No mercado, indicação para Banrisul causa surpresa e é vista como "técnico-política"
Leia a coluna completa
Segundo Leite, a mudança tem como objetivo, entre outros pontos, acelerar a aproximação do Banrisul da estratégia de desenvolvimento do governo para o Estado.
"O Fernando Lemos nos ajudará a ampliar a presença no banco, em sintonia com os nossos planos de acelerar o apoio à atividade produtiva a partir do financiamento, uma das prioridades da atual gestão", argumentou o governador.
De acordo com o governo estadual, Fernando Lemos formou-se em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), em 1986. Foi presidente da extinta Caixa Econômica Estadual, entre 1990 e 1991, e diretor do próprio Banrisul entre 1996 e 1999, antes de assumir a presidência da instituição nos governos Germano Rigotto e Yeda Crusius. Atualmente, ocupa o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul.