Chegando à sua 36ª de maneira diferente das edições anteriores, o Fórum da Liberdade terá algumas mudanças em 2023 e a primeira delas começa por uma referência lúdica. Inspirado no livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, o evento embarca no mundo da literatura e da fantasia para falar de liberdade econômica, política e filosofia.
Outra mudança vem do calendário. Em vez de segunda e terça-feira, dias em que tradicionalmente era realizado, este ano o Fórum se inicia numa quinta (13) e se encerra numa sexta-feira (14), atendendo a um pedido do próprio público. O palco das palestras permanece no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre.
Mergulhado no tema, o evento terá painéis inspirados na obra abordando assuntos como “Chá das cinco: como uma dose de liberdade pode mudar vidas?”, “Os dois lados da moeda: um lado fará você crescer, o outro fará você diminuir” e “Cortem as cabeças: Brasil, império da lei ou o império do homem?”.
O Fórum da Liberdade é organizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE). Presidente da entidade, Victoria Jardim diz que o objetivo é que o tema entre como um pano de fundo pelas analogias possíveis.
— Há uma idealização do que seria um “país das maravilhas”, que seriam as oportunidades e o potencial de um país de encontrar de fato a liberdade. Mas há também os seus personagens, e ideia é a apontar quais são os vilões do Brasil, os pontos positivos e as opções a se discutir — diz Victoria.
A ideia é que o tema liberdade (econômica, de expressão e religiosa) seja abordado pelo viés de pilares diversos do conhecimento, estendendo o debate para assuntos de economia, agronegócio, arquitetura, planejamento e outros. Por isso, a programação será diversa.
A edição vai reunir estudiosos, empreendedores, lideranças políticas e influenciadores. Serão 40 convidados, entre eles nomes internacionais como o urbanista francês Alain Bertaud, consultor e membro sênior do Marron Institute of Urban Management, e o economista Marian Tupy, membro sênior do Center for Global Liberty and Prosperity, dos Estados Unidos.
A programação ainda inclui painéis com o governador do Estado Eduardo Leite e empresários locais como José Galló, presidente do conselho da Renner, José Renato Hopf, presidente do South Summit Brazil, e Nei Manica, presidente da Cotrijal e da Expodireto, de Não-Me-Toque.
Também estão entre os confirmados o presidente do Instituto Mises Brasil, Helio Beltrão, a jornalista e apresentadora de televisão Lena Nagle, e o fundador da escola de línguas Wise Up, Flávio Augusto.
Pelo menos 4,5 mil participantes são esperados durante os dois dias de Fórum. Os ingressos estão à venda em https://fl23.com.br/.
As falas ocorrem em dois palcos além do auditório principal. A agenda ainda inclui a entrega dos prêmios Liberdade de Imprensa, que será concedido a Leda Nagle, e Libertas, que será entregue ao empresário Flávio Augusto. Também haverá apresentações culturais, com trilha musical embalada pela banda Trio Los Pampas e outras atividades. Segundo a presidente do IEE, a ideia é transformar o Fórum em um grande festival cultural.
A programação completa pode ser acessada no site do evento. Veja alguns destaques:
Quinta-feira, 13/4
- 12h - Almoço CMPC de Abertura do Fórum da Liberdade 2023 (exclusivo ingresso Almoço), com palestra de Leandro Narloch, no Salão Nobre da Catedral Metropolitana
— Programação no auditório principal - PUCRS
- 16h30 - Bons conselhos: a economia das parábolas. Com Robert Sirico
- 17h30 - Prêmio Liberdade de Imprensa
- 18h - Os rumos políticos do Brasil: para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Com Romeu Zema e Eduardo Leite
- 19h20 - Entrega do Prêmio Libertas
- 20h15 - Chá das cinco: como uma dose de liberdade pode mudar vidas? Com Antonella Marty, Martin Krause e Diogo Costa
Sexta-feira, 14/4
— Programação do auditório principal - PUCRS
- 9h - “Cortem as cabeças”: Brasil, Império da lei ou o império do homem? Com Leonardo Lamachia, Marcel van Hattem e Ricardo Gomes
- 10h30 - Agronegócio: vilão ou o bolo do crescimento brasileiro? Com Antônio Cabrera, Camila Telles, Joaquim Leite e Nei César Manica
- 13h50 - 27º Pensamentos Liberais, com Fabrício Camozzato
- 14h - Como nasceu o jardim de flores: planejamento central ou ordem espontânea? Com Alain Bertaud, Adriano Paranaíba e Titus Gebel
- 17h - “Será que fui eu que mudei?”: inovação e nova economia. Com José Galló e José Renato Hopf
- 20h - Keynote: o País da Liberdade: um mundo de abundância, com Marian Tupy
- 21h - Encerramento do Fórum da Liberdade 2023