A Receita Federal oficializou, nesta segunda-feira (27), o novo calendário de entrega da declaração de Imposto de Renda de 2023. Em entrevista coletiva, foi confirmado o prazo de entrega deste ano, de 15 de março a 31 de maio, conforme o órgão havia adiantado no mês passado. A principal razão para a mudança é facilitar o acesso à declaração pré-preenchida.
Segundo destacaram os auditores, todos os contribuintes poderão utilizar a declaração pré-preenchida já na abertura do período de entrega do documento, disponível tanto pelo Programa Gerador de Declaração (PGD), via computador, quanto pela solução Meu Imposto de Renda, online ou por aplicativo.
Neste ano, a declaração pré-preenchida vai recuperar, também, informações sobre imóveis, doações, atualização de saldo e inclusão de conta bancária e criptoativos, para minimizar erros e facilitar o processo. O declarante que utilizar essa opção deve confirmar, alterar, incluir ou excluir dados já informados no documento.
Os contribuintes que entregarem a declaração pré-preenchida também terão prioridade para receber as restituições do Imposto de Renda neste ano em relação aos demais contribuintes, excluindo os que estão nos outros grupos prioritários, como idosos e portadores de deficiência.
A Receita Federal espera receber entre 39 e 40 milhões de declarações dentro do novo prazo estipulado. Em 2022, foram recebidas pouco mais de 36 milhões, sendo até então o maior número de declarações entregues na história do país.