O Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria fechou o primeiro ciclo com 10 ideias aprovadas, de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. O fomento busca promover a cultura da inovação e aumentar a competitividade da indústria gaúcha.
A iniciativa é promovida por Sesi-RS, Senai-RS, IEL-RS e Sebrae-RS, com apoio da Fiergs, da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Empresas Inovadoras (Anpei).
O próximo passo será o desenvolvimento de projetos a partir das ideias aprovadas, que poderão receber apoio financeiro de até R$ 450 mil cada. Os recursos vêm de Sesi, Senai, IEL e Sebrae-RS.
A chamada Transformação Industrial contou com 40 inscrições. Das 10 ideias inicialmente aprovadas, cinco são de empresas de Porto Alegre, das áreas de energias renováveis, biotecnologia, agritech, nanotecnologia e indústria 4.0.
As outras são de São Marcos, da área de polímeros, Selbach, de alimentos e bebidas, Gravataí, de economia circular, Rolante, de sustentabilidade, e Panambi, de energias renováveis.
Para participar do segundo ciclo do projeto, as novas ideias podem ser inscritas até o dia 14 de abril por meio do site www.egii.com.br.
A chamada para a área de Saúde Mental ainda não teve os resultados divulgados, mas o segundo ciclo também já está recebendo inscrições, pelo mesmo site.
Além dos recursos financeiros, os projetos aprovados terão acesso à experiência das instituições para o desenvolvimento das ideias e utilização dos centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Senai e do Sesi. Também poderão participar de ação complementar do Sebrae-RS com foco em empreendedorismo, modelagem de negócio e divulgação do produto, e do IEL, centrada na gestão da inovação e liderança de empresas.