Em um evento voltado para veterinários com inscritos de todo o Rio Grande do Sul, o Ninho Hospital Veterinário, de Santa Maria, divulgou oficialmente seu mais novo equipamento: um tomógrafo com resolução em três dimensões, com resultados computadorizados que permitem ao médico veterinário avaliar a melhor maneira possível de tratar o problema que o animal apresenta. A tecnologia é pioneira no Estado, segundo a instituição.
Até então, o que se tinha eram aparelhos de raio X, que não mostram tecidos moles, como explica o diretor do Ninho, Maicon Pinheiro. A mudança permite, por exemplo, diagnosticar com precisão hérnias de disco e tumores que atinjam outras partes além de ossos. Desta forma, o trabalho do veterinário é facilitado.
— Sem esse equipamento, o médico precisava ir descartando diagnósticos para tentar descobrir o que o animal tinha. Aí, fazia um tratamento paliativo, como em teste, e marcava um retorno na semana seguinte para ver se funcionou ou se precisa fazer outra tentativa. Além de que, em determinados casos, a única solução dada era a eutanásia, para o animal parar de sofrer. Hoje, com toda essa precisão de diagnóstico, conseguimos garantir uma qualidade de vida até o fim — afirma o diretor.
Outra evolução que o tomógrafo 3D garante é a projeção volumétrica do problema. Se for necessário, por exemplo, é possível fazer uma impressão 3S da área em que é preciso agir, realizar procedimentos teste na impressão, para avaliar as alternativas e, depois da certeza, partir para a cirurgia animal.
Pinheiro não divulgou o investimento feito para adquirir o equipamento, apenas afirmou que foi "milionário". Segundo ele, porém, o retorno, financeiro e de resultados melhores para os pacientes, vem — e o investimento vale a pena.
— As pessoas cada vez mais se conectam aos seus pets. Hoje, eles fazem parte da família. Então elas estão, sim, buscando, quando precisa, o melhor tratamento, a melhor qualidade de vida do seu cachorro, seu gato ou seu pet exótico — relata Pinheiro, que segue:
— Nós precisamos estar preparados para o que for preciso, para tratar e garantir essa qualidade de vida de quem é o nosso paciente, sem desperdiçar o dinheiro do tutor em exames que não vão trazer resultados realmente úteis.
O tomógrafo do Ninho Hospital Veterinário foi o tema do Santa Maria de Negócios desta semana. Confira, abaixo, a íntegra da entrevista feita com Maicon Pinheiro: