Moda, design, sustentabilidade, inovação e tecnologia voltam ao Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) nesta terça (24) e quarta-feira (25), em Porto Alegre, para a 27ª edição do Inspiramais. O salão reúne tendências e lançamentos em materiais para a indústria de calçados, confecção, móveis e bijuterias.
A edição vai reunir 150 expositores e oportunizar negócios. Mais de 7 mil visitantes são aguardados pela organização. Além da mostra de materiais, o salão terá palestras sobre diversos temas relacionados à indústria da moda. Entre eles, um enfoque especial para a sustentabilidade e a ampliação dessas práticas na cadeia produtiva.
O Inspiramais é realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).
— É um evento que além de apresentar moda e informações sobre temas relevantes para a indústria e para o desenvolvimento de materiais, tem a realização de vários negócios — diz Silvana Dilly, superintendente da Assintecal.
No espaço Conexão Inspiramais, os visitantes poderão conhecer materiais de diferentes composições e tecnologias. Serão exibidos produtos que se destacam em inovação e sustentabilidade e que são tendência para a indústria. Fios de algodão reciclados ou itens 100% biodegradáveis e recicláveis, como a juta, são alguns dos exemplos.
Na programação de palestras, serão 14 apresentações sobre moda, negócios, empreendedorismo e inovação. Subirão ao palco nomes como Walter Rodrigues, estilista e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, e Flávia Vanelli, curadora do Hub Conexão Criativa. Também haverá apresentações do Grupo Soma, da Malwee e de startups do Sebrae.
As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas no site da feira. A programação completa também está no site.
Presença estrangeira
Vitrine para a produção brasileira de calçados, largamente exportada, o evento também vai reunir compradores internacionais. Mais de 30 importadores estarão presentes no Inspiramais, vindos de países da América Latina e da Europa.
— Um grande marco desta edição é a vinda dos compradores internacionais. Além deles, temos três câmaras internacionais, da Argentina, da Espanha e do México. Vai ser uma troca de informações porque precisamos saber o que o mundo está fazendo, já que somos um mercado que exporta bastante — diz Silvana.
O objetivo é fomentar negócios. Em 2022, o setor exportou mais de US$ 420 milhões, principalmente para países da América Latina e da Europa, conforme a Assintecal.
O Inspiramais é realizado com parceria do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e da Associação Brasileira da Indústria de Mobiliário (Abimóvel).