Uma mudança importante ocorrerá a partir de janeiro de 2023 para quem investe em renda fixa: uma nova forma de acompanhar seus investimentos. A chamada "marcação a mercado" vai refletir o valor atualizado da carteira dos clientes de bancos e corretoras, de acordo com o valor que está sendo negociado no mercado naquele momento. A nova regra foi instituída pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
Para entender como funciona esta alteração, Giane Guerra convidou ao podcast Nossa Economia a vice-presidente do Fórum de Distribuição da Anbima, Luciane Effting. Ela explica que entre os objetivos dessa mudança estão maior transparência e padronização:
— O investidor compra o papel e vai saber quanto ele está valendo. À medida que o investidor passa a acompanhar, ele tem a informação de como está variando aquele papel em função da situação creditícia da empresa ou das condições de mercado — ressalta.
Essa marcação serve como subsídio para o investidor decidir se segue com o dinheiro nesta aplicação financeira até o vencimento, por exemplo, ou se antecipa a venda para embolsar o lucro do momento.
O podcast é publicado toda quinta-feira no site e aplicativo de GZH, além das plataformas de áudio Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e SoundCloud.