Eleito por aclamação nesta quarta (30), durante a Assembleia Geral Ordinária em votação híbrida, onde mais de 150 entidades participaram, Rodrigo Sousa Costa, atual vice-presidente de Integração, será o novo presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul). Costa iniciará seu mandato de dois anos em 1º de janeiro, com uma renovação de diretoria equivalente a 40%, sendo composta por mais de 30% de lideranças femininas.
Em uma manifestação curta, o presidente eleito lembrou a trajetória da entidade de 95 anos que, em 2017, democratizou a escolha dos presidentes. A decisão permitiu, com a mudança nos estatutos, que cada filiada tenha direito a um voto.
— Nossas entidades serão sempre trincheira de valores e princípios em defesa do projeto de integração de todas as filiadas no Estado, com participação democrática e grande mobilização em prol dos ideais, para que possam ser a voz dos que representam, transformando a realidade para melhor — declarou.
No próximo dia 16, Costa assinará o termo de posse, como o novo presidente da Federasul. A posse festiva será no dia 7 de março.
— Abrirei o debate do planejamento para os próximos anos aprimorando estratégias e uniformizando percepções, para depois agir em bloco numa única direção — concluiu.
Perfil
Rodrigo Sousa Costa é natural de Pelotas, engenheiro agrônomo e advogado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Costa possui pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é produtor rural e foi presidente do Sindicato Rural de Pedro Osório, presidente da Associação Rural de Pelotas, coordenador do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pelotas, coordenador da Aliança Pelotas e vice-presidente de Integração da Federasul por dois mandatos.