O Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Rio Grande foi uma das paradas do segundo maior navio a navegar na costa brasileira, conforme a Portos RS. Com 330 metros de comprimento, 48 metros de largura e capacidade para carregar cerca de 12 mil contêineres, o One Amazon também chama a atenção pela cor magenta, uma homenagem às flores das cerejeiras japonesas e um lembrete sobre a prevenção ao câncer de mama. O navio pertence à Ocean Network Express (ONE), a sexta maior armadora de contêineres do mundo, e entrou em operação em agosto de 2022, em Hong Kong.
O One Amazon saiu do porto de Busan, na Coreia do Sul, em 10 de setembro. Ele passou pelos portos de Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai, antes de chegar a Rio Grande, na madrugada de quarta-feira. Por aqui, foram movimentados 1.439 contêineres, conforme a Wilson Sons, que administra o terminal. Destes, 673 carregados com produtos como frango congelado, carne suína, couro, fumo, madeira, plásticos e resinas foram embarcados. Outros 548 foram descarregados no Tecon, com eletrônicos, equipamentos esportivos, partes e peças, borracha, embalagens, máquinas e outros itens.
O navio deixou Rio Grande ainda na noite de quarta-feira e navegará pela costa brasileira nos próximos dias. A embarcação tem como principais origens países como China, Cingapura, Coreia do Sul, Hong Kong, Shanghai, Malásia e Vietnã. Já entre os principais destinos estão Japão, China, Vietnã, Indonésia, Hong Kong, Tailândia, Singapura, Bangladesh, Coreia do Sul e Taiwan.
O terminal de contêineres de Rio Grande é considerado o mais automatizado do Brasil e o primeiro privatizado no país, por meio de uma licitação em 1997. O cais de atracação tem 900 metros. A área total é de 735 mil metros quadrados, com capacidade estática de 25 mil contêineres, 20 mil metros quadrados de armazéns para carga geral e cargas especiais e 10 portões automáticos para entrada e saída do terminal. São ainda 2,8 mil tomadas para contêineres refrigerados. O terminal também opera nove guindastes capazes de trabalhar em navios de até 24 contêineres de largura, 22 pontes rolantes utilizadas na movimentação de contêineres no pátio, dois guindastes controlados por cabos, doze empilhadeiras e 56 tratores de pátio.