O governo federal prorrogou novamente o prazo de revisão de dados das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Conforme a decisão do Ministério da Cidadania, o beneficiário terá mais 30 dias para atualizar as informações junto aos municípios.
Os processos estão em andamento desde fevereiro e englobam oito milhões de famílias. Os beneficiários do Programa Auxílio Brasil que estão em Revisão Cadastral teriam até esta sexta-feira (14) para fazer a atualização. O processo é solicitado para os beneficiários que estão há mais de dois anos sem nenhuma alteração.
Revisar o cadastro é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias.
Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios.
Devido aos impactos da pandemia da covid-19, o Ministério da Cidadania escalonou o processo de revisão cadastral. Neste ano, apenas as famílias com cadastros que foram modificados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar os dados no Cadastro Único. Beneficiários que revisaram os dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.
Consulta
Os beneficiários podem verificar se seus dados estão desatualizados ou mesmo se as informações já fornecidas estão sendo confrontadas com outras bases de dados administrativos federais por meio do aplicativo do CadÚnico, disponível para download na página Gov.br. Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária poderá também fazer a confirmação dos dados pelo aplicativo do Cadastro Único.
Se for preciso alterar algum dado, porém, é necessário comparecer a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização cadastral. A consulta também pode ser realizada na versão web. Serão exibidos os dados de identificação do Responsável pela Unidade Familiar, os dados da família e de seus membros.
Na Consulta Simples, o usuário não precisa realizar o login Gov.br, mas precisa informar dados de identificação como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e UF/município onde está cadastrado, da forma como estão registrados no Cadastro Único, para que o cadastro seja encontrado na base de dados do governo federal.
No acesso sem login, o cidadão poderá ter acesso à consulta simplificada de seu cadastro, à emissão e validação de Comprovante de Cadastro e à busca por postos de Atendimento do Cadastro Único.
Onde atualizar o cadastro presencialmente em Porto Alegre
Unidade de Atendimento Descentralizado, das 8h às 17h
- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS): avenida João Pessoa, 1.105
- Vida Centro Humanístico: avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132 – Sala 656, área 6 – Sarandi
- Sine Municipal: avenida Sepúlveda esquina com Mauá - Centro Histórico (previsão de 100 fichas diárias)
- Estação Cidadania — Pracinha da Cultura: Estrada João de Oliveira Remião, 5.250, parada 13
Unidades Descentralizados nas Subprefeituras - De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min
- Região Cristal: Avenida Copacabana, 1096, bairro Tristeza
- Região Extremo-Sul: Avenida Des. Jorge Mello Guimarães, 12, bairro Belém Novo
- Região Restinga: Rua Antônio Rocha Meirelles Leite, 50 - 2ª Unidade Restinga Nova
- Região Partenon: Avenida Bento Gonçalves, 6.670 (terminal Antônio de Carvalho)
- Região Leste: Rua São Felipe, 144 - Bom Jesus
- Região Norte: Rua Afonso Paulo Feijó, 220, Sarandi
As famílias devem levar documentos originais: para o responsável familiar, comprovante residencial, CPF ou título de eleitor; para os demais membros da família, certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, RG, carteira de trabalho ou título de eleitor. Se houver crianças, é necessário apresentar a declaração escolar.