O Carrefour Brasil informou que teve aprovado, em Assembleia Geral Extraordinária, a aquisição de ações de emissão do Grupo Big Brasil, representativas de 70% do seu capital social e Incorporação de Ações e Outras Avenças (Share Purchase, Merger Agreement and Other Covenants). A operação recebeu aval do conselho administrativo da companhia em abril.
A companhia informa ainda que as ações remanescentes de emissão do Grupo BIG seriam incorporadas pelo Carrefour, com a emissão, em favor dos acionistas daquela empresa, de 116.822.430 novas ações ordinárias.
Em fato relevante, o Carrefour destaca que a eficácia integral das deliberações segue sujeita à satisfação ou renúncia (quando aplicável) da totalidade das condições precedentes previstas no contrato, incluindo, mas não se limitando, a aprovação irrecorrível pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência) e demais condições usuais.
O Grupo BIG pertence, atualmente, a uma sociedade entre o fundo de investimentos Advent International e o Walmart, que praticamente saem do negócio agora. O Advent comprou, em 2018, 80% da operação brasileira do Walmart, que estava, na época, transformando as lojas. As bandeiras BIG e Nacional seriam extintas e as unidades estavam recebendo o nome de Walmart. O processo foi interrompido pela aquisição, que gerou, depois, a criação da holding Grupo BIG.
Já o Carrefour é um grupo francês que tem hipermercados com a marca no Brasil. Ele também é dono do Atacadão, bandeira de atacarejos em expansão no Rio Grande do Sul, onde, inclusive, comprou lojas do Makro.