Depois do McDonald's retirar do cardápio de todas as lojas da rede no país, é a vez do Burger King tirar de linha um de seus produtos do mercado por conta de uma polêmica. Para os consumidores, que tem tecido críticas nas redes sociais, o Whopper Costela seria mais um caso de propaganda enganosa e de falta de transparência, visto que a rede de fast-food admitiu que o produto não tem de fato uma costela, apenas o aroma deste corte de carne de porco.
A empresa se defende afirmando que "sempre comunicou com clareza" a composição da carne no sanduíche, desde o lançamento do produto. "Hambúrguer de carne de porco com aquele aroma inconfundível de costelinha", segundo descrição do produto no site da rede.
Em nota, o Burger King ressalta sua defesa. "A transparência para com os nossos clientes é um valor fundamental e inegociável para o Burger King. Nesse sentido, em relação ao Whopper Costela, a rede ressalta que, desde o lançamento do produto, sempre comunicou com clareza em todos os seus materiais de comunicação a composição do hambúrguer presente no sanduíche, produzido à base de carne de porco (paleta suína) e com aroma 100% natural de costela suína" afirmou, em nota, o Burger King", diz o comunicado.
O blog Coma com os Olhos, responsável pelas denúncias dos produtos de Burger King e McDonald's, acusa a empresa do Whopper de deixar a informação que não há de fato uma carne de costela no produto apenas nas "letras miúdas" do material de divulgação:
"Mais uma vez as grandes redes mostram uma coisa na propaganda e te entregam algo completamente diferente", afirma o post nas redes sociais.
Na última sexta-feira (29), o Mc Donald's retirou o McPicanha de linha após os consumidores denunciarem que o produto não possuía de fato, a picanha como a carne do sanduíche. A rede foi notificada pelo Procon e Ministério da Justiça.