O vale-gás, programa do Governo Federal que subsidia a cada dois meses a compra de botijões por famílias de baixa renda, já começou a rodada de pagamentos da parcela referente ao mês de abril. O calendário segue o mesmo cronograma do Auxílio Brasil e o depósito é feito pela Caixa Econômica Federal.
Os pagamentos são realizados nos últimos 10 dias úteis de cada mês, sendo a data de depósito atrelada ao final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário (ver calendário abaixo).
A primeira parcela foi disponibilizada em 27 de dezembro de 2021. O valor do benefício corresponde a 50% da média nacional do preço de referência do botijão de 13 quilos.
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) publica mensalmente o valor da média dos seis meses anteriores.
Para receber o Auxílio Gás, como é chamado oficialmente pelo Ministério da Cidadania, a família deve estar inscrita no Cadastro Único e possuir renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa. A inscrição no Cadastro Único é um pré-requisito, mas não implica na entrada imediata das famílias no programa, nem no recebimento do benefício.
Calendário de pagamento de abril de 2022:
- NIS 1: 14 de abril;
- NIS 2: 18 de abril;
- NIS 3: 19 de abril;
- NIS 4: 20 de abril;
- NIS 5: 22 de abril;
- NIS 6: 25 de abril;
- NIS 7: 26 de abril;
- NIS 8: 27 de abril;
- NIS 9: 28 de abril;
- NIS 0: 29 de abril.