Satisfação é um dos componentes da felicidade. Quando desejamos algo e realizamos, sentimos satisfação. No entanto, manter-se satisfeito o tempo todo é uma impossibilidade. Realizar desejos e vontades não é uma constante em nossa vida.
E isso, claro, também vale para questões relacionadas ao consumo. Consumimos produtos e serviços, em boa medida, estimulados pelos nossos desejos. Uma vez realizados, novos desejos surgem – sejam relacionados à alguma necessidade ou não. A economia moderna, capitalista no sentido mais técnico da palavra, deve parte significativa da sua dinâmica à esta conjuntura de estímulos que pode (ou não) nos fazer felizes.
Neste contexto, muita coisa tem acontecido no mundo dos negócios, como a valorização cada vez maior da experiência de consumo – e não apenas do produto – e também os questionamentos sobre consumismo e minimalismo. No episódio #72 do Conversa de Fundamento, discutimos estas questões em bate-papo bastante divertido. Ouve aí!
Conversa de Fundamento é um podcast da Escola de Negócios da PUCRS. Conversas leves e descontraídas - mas com muito fundamento! - sobre economia, negócios, cultura e atualidades. Nesta temporada, em parceria com GZH. Siga o podcast também no Instagram @conversadefundamento