O site das lojas Americanas voltou a funcionar na manhã desta quarta-feira (23), após quatro dias fora do ar. Na madrugada de sábado (19), o grupo responsável pela empresa suspendeu de forma preventiva parte dos servidores do e-commerce depois de ter registrado um acesso não autorizado.
Em um comunicado, o grupo informou que o restabelecimento do e-commerce está sendo feito de forma gradual e segura. Além disso, relatou que não há evidência de que a base de dados tenha sido comprometida.
"As equipes continuam mobilizadas, com todos os protocolos de segurança, e atuarão para a retomada integral no mais curto espaço de tempo. A companhia reforça que a segurança das informações é sua prioridade e que continuará mantendo o mercado, clientes e parceiros atualizados", diz trecho da nota.
Uma das estratégias adotadas para tranquilizar os clientes das lojas americanas e esclarecer o andamento do processo foi a adoção de uma mensagem no site. Quando o cliente entra no e-commerce, ele recebe a informação que a loja está voltando de forma gradual e que os produtos e funcionalidades irão retornar de forma progressiva para que as compras possam ser realizadas com segurança.
O possível ataque cibernético também aconteceu com as lojas Submarino, Shoptime e Sou Barato, pertencentes ao mesmo grupo responsável pela Americanas. Até o momento, os sites desses outros estabelecimentos continuam fora do ar.
Entenda o caso
Os primeiros relatos sobre a instabilidade nos sites das lojas Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato vieram das redes sociais. Além disso, na madrugada de domingo (20), começou a circular relatos de que o grupo criminoso Lapsus teve acesso ao sistema de pagamentos e ao chat interno das plataformas de e-commerces.
Com a suspeita de invasão cibernética, a Americanas S.A decidiu suspender os sites na madrugada de sábado (20). O grupo informou que apesar disso, as lojas físicas das marcas estariam funcionando e disponíveis para a realização das compras.
Na segunda-feira (21), a loja Americanas se manifestou nas redes sociais sobre o assunto. "A companhia informa que, por questões de segurança, suspendeu proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce e atua com recursos técnicos e especialistas para normalizar com segurança o mais rápido possível. As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando", diz a nota.