Faltando três dias para o fim do prazo de pagamento com desconto máximo do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022, 648 mil gaúchos já pagaram o tributo até o final da tarde desta segunda-feira (27), conforme levantamento da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). O número representa, aproximadamente, 17% do total de motoristas que precisam acertar as contas com o fisco estadual.
Uma das novidades apresentadas como opção para quitar o débito, a modalidade de pagamento via Pix, está tendo boa adesão. Segundo o último levantamento, 124 mil débitos foram pagos dessa maneira, o que representa 19,62% do total de pagamentos realizados até o fim da semana passada.
Disponível desde 15 de dezembro, o pagamento do IPVA 2022 já recolheu R$ 720 milhões aos cofres gaúchos, sendo R$ 140 milhões por meio do Pix.
Para aqueles que optarem pelo pagamento em cota única, o desconto máximo termina na próxima quinta-feira. O abono será de 10%, que, se somado a não aplicação de variação da Unidade de Padrão Fiscal (UPF/RS), estimada em 10,1%, pode gerar uma redução potencial de 20%. Para os motoristas que possuem direito ao benefício de Bom Cidadão e Bom Motorista, a redução pode ser de 34,6%.
Os descontos na antecipação do tributo seguem até março: para os que pagarem até 31 de janeiro, a redução é de 10%; até 25 de fevereiro, 6%, enquanto até 31 de março, 3%. Além do Pix e do pagamento tradicional, via boleto bancário, o IPVA 2022 pode ser parcelado em até seis vezes sem juros.