A Vale confirmou nesta segunda-feira (27) que 39 funcionários da mineradora estão presos no subsolo na Mina Totten, em Sudbury, Ontário (Canadá), desde domingo (26), e que os trabalhos de resgate já começaram e todos passam bem.
"Todos estão seguros, com acesso a água, alimentos e remédios. Os empregados sairão por meio de um sistema de escada de saída secundária com o apoio da equipe de resgate da empresa", diz a companhia em nota.
"Resgatar os empregados de forma segura e rápida é nossa prioridade número um", afirma.
Segundo a Vale, o incidente ocorreu na tarde do domingo, quando o meio de transporte para transferência dos empregados saiu do eixo, após um incidente no poço.
"Uma pá escavadeira que estava sendo transportada no acesso à mina subterrânea se desprendeu, bloqueando o shaft (aberturas para a passagem de tubulações) e, com isso, indisponibilizando o meio de transporte dos empregados", diz a companhia.
De acordo com a mineradora, os empregados estavam no subsolo no momento e imediatamente foram para os postos de refúgio como parte dos procedimentos normais.
"A Vale está mantendo comunicação frequente com eles desde o incidente", afirma a companhia.
Nos primeiros seis meses de 2021, a mina de Totten produziu 3,6 mil toneladas de níquel. A produção está temporariamente suspensa, e a companhia diz avaliar as medidas necessárias para a retomada da produção.