A partir do próximo mês, a Argentina vai permitir a entrada de turistas, inclusive do Brasil. A notícia animou setores da economia de Uruguaiana, que esperam um aumento gradual na movimentação no comércio da cidade. Mas com a retomada da ligação com cidade hermana de Paso de Los Libres, há a expectativa dos free shops venderem até 20% a mais em relação à pandemia.
O presidente da CDL de Uruguaiana, João Batista Saldanha, informou que 46% do comércio da cidade é direcionado ao público da Argentina. “Durante a pandemia, os comerciantes precisaram se adequar a uma nova realidade. Devido a exigência do exame PCR, não vai haver um movimento expressivo. Em um primeiro momento a expectativa é de uma movimentação gradual”, declara Saldanha.
A ponte internacional que liga Uruguaiana e Paso de Los Libres, na Argentina, está fechada desde março do ano passado. É esperado que a abertura aumente o fluxo de turistas elevando as vendas nos free shops entre 15% e 20%.
O prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, informou que a cidade está se preparando para garantir que a retomada gradual do trânsito na fronteira entre Brasil e Argentina seja feita em segurança, respeitando os protocolos já definidos.
Para entrar no país, os turistas deverão apresentar comprovante de vacinação completa e teste de covid feito até 72 horas antes da viagem. Os viajantes também devem fazer outro teste PCR sete dias após a chegada. Quem não tiver sido imunizado, além do teste, precisará cumprir isolamento de 14 dias. As regras para viajantes estão disponíveis em um site do governo argentino.