O presidente Jair Bolsonaro revelou que pediu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para apresentar ao Congresso a reforma tributária "possível".
— Se nós quisermos fazer nos moldes das propostas anteriores, pode ser a melhor do mundo, mas, como não haverá consenso, voltamos à estaca zero — justificou-se, em entrevista ao Canal Rural que vai ao ar na terça-feira (24).
— A carga tributária do brasileiro é enorme. A gente lamenta ser dessa forma — completou.
Segundo Bolsonaro, tentativas de mudanças mais amplas do sistema tributário enfrentam resistência no Parlamento. A proposta encampada pelo governo prevê ampliação do número de brasileiros isentos do pagamento do Imposto de Renda, mas elevaria o tributo sobre outros setores da sociedade, como empresários que faturam com lucros e dividendos.
O presidente também prometeu concluir, ainda em 2021, a Ferrovia Norte-Sul, para a qual faltam 1,5 mil quilômetros. A finalização da obra ficará a cargo da iniciativa privada.
— É da iniciativa privada, mas nós, do governo, temos um poder enorme de atrapalhar. E nós não exercemos esse poder. Muito pelo contrário, falei com Tarcísio (Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura) e vou visitar alguns trechos depois de pronta, especialmente aqueles que produzem itens do campo em abundância, para mostrar a recuperação desse setor com esse projeto — disse.