Em debate realizado nesta quinta-feira (8), no Painel RBS Notícias, convidados avaliaram o impacto da pandemia na construção civil assim como os desafios do setor no Estado. Entre os assuntos destacados, estiveram a escassez de insumos, reflexos na cadeia produtiva e a modificação que a crise sanitária causou no perfil de aquisição de imóveis.
O evento foi mediado pelo jornalista Elói Zorzetto, com transmissão pelo G1 RS, e teve a participação de Aquiles Dal Molin Junior, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RS), Alberto Ajzental, coordenador do curso de Desenvolvimento de Negócios Imobiliários da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP), Antônio Roso, empresário do setor da construção civil, e Moacyr Schukster, presidente do Sindicato da Habitação (Secovi-RS).
O dirigente do Sinduscon-RS avaliou que o mercado registrou "recuperação em V", em meio a adoção de protocolos de segurança nas obras.
— As pessoas ficaram muito tempo em sua moradia e perceberam a necessidade de melhorar sua qualidade de vida, alterando a moradia para condições melhores — disse.
Schukster comentou que a venda de imóveis em Porto Alegre, em junho, foi de 3,1 mil, indicando a retomada à normalidade. Ele explicou que a média mensal costumava ser entre 3 mil e 3,1 mil.
— Desde julho e agosto de 2020 até o final do ano, tivemos um crescente, e dezembro foi um ano muito bom para vendas — detalhou o presidente do Secovi-RS.
Já o preço dos insumos, especialmente aço, alumínio e cobre, causa preocupação. Ajzental lembrou que a China comprou alto volume para retomar a produção assim como repor estoques. Mas, por enquanto, os preços pararam de subir, acrescentou.
— É provável que a gente tenha atingido os patamares das commodities em dólar, é provável que não venha a subir mais. Estabiliza ou estabiliza e cai, aço e alumínio — afirmou.
Com atuação no norte do Estado, Roso apontou também os impactos do desequilíbrio no preço dos insumos no mercado:
— Houve um crescimento muito rápido em 2019 e 2020. Com a pandemia, houve um impacto muito grande para o empreendedor da construção civil.