Surpreendidas pela decisão da Ford de fechar as fábricas no Brasil, as revendas da marca em Porto Alegre passaram o dia, nesta terça-feira (12), tranquilizando clientes e traçando planos. Além de manter os serviços de pós-venda, as concessionárias garantem a continuidade das operações e apostam, a partir de agora, em um novo foco: a linha premium.
Na Montreal Ford Porto Alegre, que tem 25 anos de atuação, a equipe ficou sabendo da notícia pela TV, após o alerta de um freguês.
Por meio de nota, a montadora comunicou, na última segunda-feira (11), o fechamento das plantas na Bahia, em São Paulo e no Ceará e informou que a comercialização do EcoSport e do Ka será encerrada assim que terminarem os estoques. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Ka foi o terceiro carro zero quilômetro mais vendido no Rio Grande do Sul em 2020.
Passado o baque inicial, o gerente de vendas José Luis Aquino, da Montreal na Capital (há ainda lojas em Canoas e Gravataí), diz que a mudança deve ser encarada como oportunidade.
— Fomos pegos de surpresa, realmente, mas, quando se analisa o todo, o momento é positivo. Conversei com alguns clientes que mandaram mensagens por WhatsApp e, tendo em vista os novos lançamentos, estamos otimistas. Temos o Transit, um comercial leve fabricado no Uruguai, a Ranger, montada na Argentina, cuja linha 2022 está chegando, e o Bronco, um SUV 4x4 que já existe nos Estados Unidos e está vindo para cá — ressalta Aquino.
Quanto aos modelos Ka e Ecosport, o gerente relata que ainda há veículos à venda e que um Ka inclusive foi negociado nesta terça-feira. Na avaliação dele, não será difícil zerar o estoque, porque há demanda no mercado e a oferta é limitada.
Com 35 anos de experiência no setor, a vendedora Cleide Bairros conta que começou a trabalhar aos 19 anos com a venda de veículos Ford e que já viveu “muitas crises”. Está convencida de que “tudo passa”.
— É só mais uma fase. Os clientes me procuram perguntando: “Cleide, e agora?”. Eu só digo: “Calma!”. As garantias estão mantidas, a área de manutenção seguirá operando, o fornecimento de peças também. Tudo vai seguir com a mesma qualidade — diz a vendedora da Montreal.
Na SuperAuto Ford, cuja história começou em 1987, em Florianópolis (SC), a avaliação é a mesma. Segundo o gerente de vendas Rubem Basso, responsável pela matriz em Porto Alegre (há quatro lojas na Capital, além de unidades em Rio Grande e Pelotas), chegou a hora “de apostar em um caminho diferente”. Ele e os colegas também foram pegos de surpresa.
— Ainda é tudo muito recente, mas confiamos nessa nova fase da Ford. A gente já vinha trabalhando com carros mais elitizados. Somos especializados em Mustang e Ford Edge e ainda há toda uma gama de alto padrão. O público vai se surpreender com o que vem pela frente. Vamos apresentar lançamentos a cada trimestre — destaca Basso.
O gerente da SuperAuto também assegura a continuidade do suporte aos clientes e de todas as garantias.
— Estamos tranquilizando as pessoas. Somos uma empresa que tem força no mercado e que vem crescendo. Não há motivos para preocupação — reforça Basso, lembrando que, há cerca de um ano, a SuperAuto adquiriu a concessionária Ford Ribeiro Jung, que era a mais antiga do Brasil em atividade, fundada em 1928 na Capital.
Para o vice-presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado (Sincodiv-RS), Tarso Zanatta, a saída, de fato, é a readequação. Zanatta, que é um dos sócios da Montreal, diz que as revendas terão de se reinventar:
— Vamos ter de nos readaptar com uma linha nova, de importados, na busca por um novo nicho de negócios.
Na avaliação do presidente do Sincodiv-RS, Paulo Siqueira, a decisão da Ford preocupa, mas está tomada e agora é necessário administrar as consequências.
— O portfólio de produtos que deixará de ser produzido no Brasil e que não será substituído responde por cerca de 85% das vendas das concessionárias Ford no país. Isso traz preocupação, sem dúvida. Como a decisão é irreversível, as consequências terão de ser administradas, cada uma a seu tempo — pondera Siqueira.
Ford em vendas no RS
- Em 2020, a Ford respondeu por 9,7% (10,2 mil unidades) das vendas de automóveis e de veículos comerciais leves no Estado, ficando em quarto lugar no ranking, atrás da GM (1º lugar, com 21,3%), da Volkswagen (2º, com 17%) e da Fiat (3º, com 13%), segundo dados do Sincodiv-RS.
- Entre os 10 automóveis mais vendidos no RS em 2020, a Ford se destacou com o Ka, em terceiro lugar, com 4.522 unidades comercializadas. O vencedor foi o GM Onix (7.264), seguido do GM Onix Plus (5.487).