A Eletrobras anunciou, no domingo (24) à noite, que Wilson Ferreira Junior, atual presidente da empresa e membro do Conselho de Administração, renunciou ao cargo. Segundo "fato relevante" divulgado ao mercado, a decisão foi tomada por motivos pessoais.
"Wilson permanecerá no referido cargo de presidente até o dia 5 de março de 2021, permitindo a adequada transição para seu sucessor, ainda a ser indicado", diz o texto (leia a íntegra abaixo).
Ferreira Junior estava no cargo desde julho de 2016, quando foi nomeado pelo então presidente Michel Temer. Depois, foi convidado pela gestão de Jair Bolsonaro para permanecer no comando da estatal.
A privatização da Eletrobras está na pauta do Planalto, mas ainda não tem data para ser concretizada. Na semana passada, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse acreditar que o Congresso aprove a venda da empresa ainda no primeiro semestre deste ano.
O projeto foi enviado pelo governo federal ainda em 2019, mas desde então não avançou. Não há sequer comissão instalada para discussão do tema no Congresso, fase inicial da tramitação.
Leia o "fato relevante" divulgado pela Eletrobras:
"Centrais Elétricas Brasileiras S/A (“Companhia” ou “Eletrobras”) (B3: ELET3, ELET5 & ELET6; NYSE: EBR & EBR.B; LATIBEX: XELT.O & XELT.B) informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, Wilson Ferreira Junior, atual Presidente da Companhia e membro do Conselho de Administração, renunciou ao cargo de Presidente da Companhia, por motivos pessoais.
Wilson permanecerá no referido cargo de Presidente até o dia 5 de março de 2021, permitindo a adequada transição para seu sucessor, ainda a ser indicado.
A Companhia aproveita o ensejo para agradecer ao Wilson por sua reconhecida liderança na reestruturação organizacional e financeira do Sistema Eletrobras durante seu mandato de cerca de 4,5 anos.
Sob sua gestão, a Companhia atingiu lucros históricos, reduziu sua alavancagem a patamares compatíveis com a geração de caixa, reduziu custos operacionais com privatizações de distribuidoras e programas de eficiência, colocou em operação obras atrasadas, simplificou a quantidade de participações acionárias, com a venda, incorporação e encerramento em cerca de 90 sociedades de propósito específico, aprimorou seu Programa de Compliance, padronizou estatutos sociais e alçadas de aprovação das Empresas Eletrobras e resolveu contenciosos importantes nos Estados Unidos decorrentes de reflexos da Operação Lava Jato, dentre outras realizações relevantes.
Em razão do objeto deste Fato Relevante, a Companhia convida a todos investidores para uma teleconferência às 15h de amanhã, dia 25 de janeiro, com a participação do Wilson."