O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está notificando 1,7 milhão de segurados que tiveram seus benefícios revisados administrativamente e, agora, terão de submeter seus documentos para nova avaliação. No Rio Grande do Sul, 113.201 beneficiários precisarão atualizar o cadastro.
A notificação será entregue por carta de cumprimento de exigência. Após o recebimento, os beneficiários terão 60 dias para fazer o envio da documentação solicitada. Segundo o INSS, o motivo é a necessidade de reavaliação dos documentos que embasaram a concessão do benefício.
O canal prioritário é o aplicativo ou site do Meu INSS. Após cadastrar login e senha, o segurado terá de solicitar o serviço “atualização de dados de benefício” e anexar cópia digitalizada do CPF, identidade, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor e carteira de trabalho. Com o envio da documentação, será feita a comprovação da regularidade do benefício.
Caso o segurado não consiga enviar a documentação pelo Meu INSS, deverá agendar o comparecimento a uma agência pelo telefone 135, do INSS, na opção “entrega de documentos por convocação”. Por enquanto, as agências estão fechadas, e há previsão de reabertura no dia 14 de setembro.
O beneficiário que não cumprir o procedimento no prazo determinado poderá ter o benefício suspenso. Após 30 dias de suspensão, poderá ser feito o bloqueio.
Parceria com os Correios
Por conta da pandemia, o INSS firmou parceria para disponibilizar a carta de exigência também de forma online no aplicativo dos Correios para celular. As cartas em formato digital estão disponíveis na seção “minhas mensagens”.
Para acessar, é necessário fazer o download do aplicativo e realizar um cadastro. A funcionalidade está disponível para o sistema Android e, em breve, estará também para iOS.