A falência da Associação dos Profissionais Liberais Universitários do Brasil (Aplub) dará fim a uma das instituições privadas mais respeitáveis do Rio Grande do Sul. Na sua maior expertise, o mercado de títulos de capitalização, chegou a ser a maior do país não ligada a bancos.
A história da Aplub começou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em novembro de 1964, quando alunos da Faculdade de Medicina reuniram dinheiro para a família de um colega que teve uma morte repentina, e tiveram a ideia de uma associação previdenciária para profissionais liberais. A iniciativa veio antes da própria previdência privada ser regulamentada no país, na década seguinte.
Nos anos que se passaram, a associação diversificou sua carta de serviços, como a venda de títulos de capitalização e financiamentos de crédito educativo. Na década de 1990, ficou conhecida por estampar sua marca na camiseta do Inter, entre 1995 e 1997. Muito em razão da paixão pelo clube do então presidente da empresa, Amaury Silveira. Em 6 de março de 2002, ainda à frente da Aplub, Amaury morreu assistindo a um jogo entre Inter e Santos pela Copa do Brasil.
A derrocada da empresa começou na década passada, com uma tentativa de incorporação fracassada pela carioca Capemisa em 2013. A união entre as duas empresas se iniciou em agosto de 2013, com uma declaração de intenções, mas foi desfeita em outubro de 2015 pela Capemisa, diante da não autorização da Superintendência de Seguros Privados (Susep) para o negócio. A Susep é o órgão governamental responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros no Brasil. Em dezembro de 2015, a superintendência decretou intervenção na Aplub e passou a geri-la.
Em 2017, ex-gestores da Aplub formaram a Associação de Defesa da Aplub (ADA). A associação ingressou na Justiça tentando responsabilizar a Capemisa por ter lesado a empresa gaúcha em mais de R$ 250 milhões na incorporação fracassada.
A associação vinha também tentando impedir a liquidação da Aplub na Justiça e obteve liminar para que continuasse em funcionamento. Em 2019, em uma ação publicitária que celebrava o aniversário da instituição sob o slogan “54 anos bem vividos”, a Aplub lançara três novos produtos, incluindo um plano de sorteio de prêmios semanais para os contribuintes.
Agora, a ADA se diz surpreendida pelo pedido de autofalência mobilizado pela Aplub, que segue com sua gestão sob intervenção da Susep.
— Não tivemos acesso aos autos, porque corre em segredo de Justiça, mas nossos advogados estão mobilizados. A Aplub nunca deixou de honrar com seus compromissos. Nosso principal objetivo é que os beneficiários não sejam prejudicados — diz Carlos Roberto Canabarro Gomes, diretor-presidente da ADA.