O Rio Grande do Sul contabilizou 255.097 solicitações de seguro-desemprego entre janeiro e junho de 2020. O índice representa aumento de 29,2% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram registrados 197.404 pedidos. Foram desembolsados, no período, R$ 863,1 milhões no pagamento do benefício.
O Estado ocupa a quinta posição no ranking nacional de requerimentos do benefício, atrás de São Paulo (1.185.070), Minas Gerais (441.820), Rio de Janeiro (306.580) e Paraná (264.114). Ao todo, o Brasil contabilizou 3.950.607 solicitações no primeiro semestre.
Do total de pedidos de seguro-desemprego no RS, 117.199 foram recebidos pela internet e 134.528, presencialmente nas Agências FGTAS/Sine. As unidades da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) que registraram os maiores números de requerimentos foram Porto Alegre (10.006) Caxias do Sul (5.129), Pelotas (4.493), Sapucaia do Sul (3.642), Passo Fundo (3.316) e Santa Maria (2.882).
Perfil do trabalhador desempregado gaúcho
Do total de requerentes do benefício, 55,4% eram homens e 44,6%, mulheres. Com relação à faixa etária, 31,1% tinham de 30 a 39 anos; 20%, de 40 a 49 anos; 19,3%, de 18 a 24 anos; 18,3%, de 25 a 29 anos; e 10,8%, de 50 a 64 anos.
Em relação à escolaridade, 51,5% tinham Ensino Médio completo; 13,1%, Fundamental completo; 11,9%, Fundamental incompleto; e 7%, Superior completo. Quanto ao setor da economia, 34,4% eram de serviços; 27,9%, do comércio; 27,1%, da indústria; 7,1%, da construção e 3,5%, da agropecuária.
A renda da maior parte dos solicitantes variava de dois a três salários mínimos (36,5%); 1,5 a dois salários mínimos (32,3%); três a quatro salários mínimos (9,8%); e de um a 1,5 salários mínimos (8,3%).
Atendimento presencial
De 23 de março a 10 de maio, o atendimento presencial nas agências FGTAS/Sine esteve suspenso como medida de prevenção ao coronavírus. No período, foi estabelecido o regime de teletrabalho e mantido o atendimento à população por telefone, WhatsApp e e-mail, além dos canais digitais. A reabertura das unidades ocorreu em 11 de maio.
Atualmente, 124 agências FGTAS/Sine dispõem de atendimento presencial. Em Porto Alegre, esse serviço é oferecido exclusivamente nas agências FGTAS/Sine Centro (Rua José Montaury, 31) e Zona Norte (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132). No interior do Estado e na Região Metropolitana, permanecem fechadas as agências FGTAS/Sine Gravataí, Lajeado, Rio Grande e Santo Antônio da Patrulha. Os servidores dessas unidades estão em regime de teletrabalho, e os atendimentos nessas localidades seguem por meio dos canais virtuais.
Requisitos para habilitação
O seguro-desemprego é um auxílio financeiro temporário concedido ao trabalhador desempregado demitido sem justa causa. Consiste no pagamento de três a cinco parcelas, que vão de R$ 1.045 a R$ 1.813,03.
Para encaminhar o benefício, o trabalhador necessita dos seguintes documentos:
- Requerimento do seguro-desemprego;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS física ou CTPS digital (não obrigatória);
- Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT;
- Termo de Homologação ou Termo de Quitação;
- Documento de identificação com CPF;
- Comprovante do FGTS (extrato ou saque);
Como solicitar o benefício pela internet
O trabalhador pode realizar o encaminhamento do seguro-desemprego pela internet, após sete dias da dispensa, por meio doaplicativo Carteira de Trabalho Digital ou do portal www.gov.br.