Aos 48 anos de existência, a confeitaria Dona Ines, na zona norte de Porto Alegre, jamais havia deparado com tamanha crise como a trazida pelo coronavírus. Com as restrições impostas ao atendimento presencial e um estágio ainda muito incipiente de encomendas via WhatsApp, o tradicional negócio viu as vendas desabarem 80% logo após o início da pandemia.
— Sentimos necessidade de ajuda, não sabíamos o que fazer para manter a empresa aberta — conta a diretora Mara Rita dos Santos.
Ela resolveu buscar ajuda em um projeto da Universidade Federal do RS (UFRGS) que auxilia pequenos empresários a enfrentar a crise, o SOS PME. Professores de administração e alunos a ajudaram a criar um plano de contingência para organizar as finanças, ampliar os canais de entrega dos doces e salgados e criar kits para atrair atenção de um público pouco afeito a gastar dinheiro na crise.
— Começamos a montar kits de chá da tarde para entregar em home office e receber encomendas de outras cidades, enviando entregas pelos Correios e pelo serviço da rodoviária. Graças a essas mudanças, estamos conseguindo manter a empresa — comemora Rita.
O projeto SOS PME, que está salvando o negócio de quase meio século, é uma das iniciativas que compõem a plataforma virtual Supera, ferramenta que reúne 29 serviços de apoio aos micro e pequenos empreendedores da Capital durante a pandemia. A ferramenta foi lançada nesta quinta-feira (2) com o objetivo de preparar os negócios para atravessarem a tormenta econômica e deixá-los mais fortes para a pós-pandemia. A iniciativa é uma parceria entre Pacto Alegre, Aliança pela Inovação e prefeitura de Porto Alegre.
Entre os recursos à disposição estão rodadas de negócios online, acesso a conteúdos de diversas áreas (finanças, planejamento, gestão de projetos e de pessoas etc.), atividades de mentoria, consultorias, serviços de diagnóstico empresarial, opções de financiamentos e soluções para digitalização dos negócios. O empreendedor pode acessar a relação de serviços gratuitos neste site.
— É um portal para que a gente possa fornecer soluções de forma gratuita, um farol para auxiliar os negócios de Porto Alegre — afirma o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho — Renova a capacidade de superação para que esses empreendedores possam se desenvolver dentro da nova economia da cidade no pós-pandemia.
O prefeito da Capital, Nelson Marchezan, afirmou que a plataforma surge dentro de um contexto de necessidade de reinvenção dos negócios e deve se consolidar como símbolo da missão do Pacto Alegre, de conectar pessoas e impulsionar negócios.
— Essa plataforma vai se transformar em um grande movimento de Porto Alegre e de todos aqueles que dão o seu máximo, seres humanos aplicados a ajudar outros seres humanos — disse durante o lançamento.
Como funciona
O Supera está organizado para que o empreendedor possa encontrar soluções específicas para cada tipo de dificuldade. As soluções estão organizadas em quatro grupos de ação: "quero fazer negócios", "quero me atualizar", "quero ajuda" e "ferramentas para o empreendedor".
Na parte de negócios, o foco será em apoiar na divulgação de produtos e serviços. Em atualização, um time de especialistas e entidades oferece conteúdos nas áreas de finanças, planejamento, gestão de projetos, de pessoas, entre outros.
Para quem precisa de ajuda e não sabe bem por onde começar, um dos pilares terá programas de mentoria, consultorias e outros serviços para auxiliar no diagnóstico das necessidades do cliente, na gestão do fluxo de caixa, em opções de financiamentos, nas formas de digitalizar seus negócios e nas oportunidades que o mercado oferece.
Por fim, na área de ferramentas, o empreendedor encontrará, de forma organizada, as medidas de apoio governamental e de agentes financeiros, decretos, leis, programas de modelagem e outras orientações para reduzir o impacto negativo da pandemia.