A tarde desta sexta-feira (8) foi marcada por passadas rápidas e sacolas nas mãos de quem circulava pelo centro de Porto Alegre. A reabertura de parte do comércio próximo ao Dia das Mães fez muitas pessoas procurarem lojas da área central em busca de presentes.
Nos estabelecimentos, filas para entrar eram comuns. Nas portas, funcionários informavam sobre as ofertas de Dia das Mães. Para o comerciante Jair Boaventura, dono de uma loja de sapatos na Avenida Borges de Medeiros, a reabertura dos espaços na semana do Dia das Mães foi fundamental para recuperar as vendas.
— É excelente reabrir agora. Estávamos parados há mais de 40 dias. Foi essencial. A água estava batendo no nariz. Agora, a gente consegue algo para pelo menos pagar as contas — afirmou.
Bom para lojistas e melhor ainda para as mães que serão presenteadas. O motorista de aplicativos Hélio Pedroso Júnior foi ao Centro em busca de uma lembrança para dar à mãe no domingo.
— Comprei roupas para o inverno. Apesar de nem todas as lojas estarem abertas, as que estão já ajudam. Pelo menos não vai passar em branco — disse.
Apesar de lojas de grande porte estarem proibidas de abrir por precaução contra a pandemia de coronavírus, alguns estabelecimentos estavam com cortinas metálicas elevadas. Fiscais da prefeitura circularam pela região, mas ainda não havia dados sobre as atividades irregulares nesta sexta-feira.