A Justiça homologou, neste sábado (16), um acordo para manter em funcionamento 50% das atividades do Frigorífico Minuano, em Lajeado. A informação é do Ministério Público local.
Conforme a instituição, o acordo prevê uma série de regras de distanciamento, incluindo a testagem de todos os trabalhadores. O frigorífico foi procurado, por meio da assessoria de imprensa, mas não respondeu aos questionamentos enviados por GaúchaZH.
A informação de homologação do acordo altera o cenário que se desenhava desde quinta-feira, quando a empresa foi notificada da decisão judicial para paralisação total das atividades a partir deste sábado. O objetivo do fechamento total era evitar a propagação de coronavírus entre os funcionários e a população da região.
Ocorrências de covid-19
Em 16 de abril, a Minuano divulgou que um funcionário morreu devido ao coronavírus e 16 testaram positivo para a covid-19. Outros 595 profissionais estavam afastados das funções como medida de segurança. Desses, 262 integram os grupos de risco e 333 apresentaram algum sintoma gripal. Ao todo, a indústria de alimentos conta com 2,3 mil profissionais.
BRF
O acordo para manutenção de atividades na BRF não foi homologado pela Justiça. Em despacho assinado na tarde deste sábado, a juíza Carmen Barghouti entendeu que "o retorno precoce das atividades, ainda que de forma gradativa [...], põe em risco o bem jurídico tutelado a que está se buscando preservar", argumentando que a homologação não atende aos interesses da coletividade.
A assessoria da BRF não informou se vai recorrer, tampouco se há uma previsão para a retomada das atividades.