A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou nesta quinta-feira (16) a nova tabela do frete rodoviário. Os reajustes variam de 11% a 15%, dependendo do tipo de carga ou operação.
De acordo com a ANTT, as normas e valores foram definidos após diálogo com o setor e os caminhoneiros "com o intuito de atender aos pleitos da categoria". A resolução do órgão incluiu no cálculo do piso a cobrança do valor das diárias do caminhoneiro. A conta também considera atualização monetária de itens como pneus e manutenção.
Em outra alteração, o contratante será obrigado a pagar frete de retorno para os casos de operações em que o caminhão é impedido de trazer carga na volta da viagem, como os transportadores de combustível.
Os valores da tabela do frete são reajustados a cada seis meses. As regras da nova resolução passam a valer na próxima segunda-feira (20). Formalmente chamada de Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, a tabela foi instituída em 2018 pelo então presidente Michel Temer após a greve de caminhoneiros.