A Rádio Gaúcha venceu pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Policiais Federais de Jornalismo, que está na sua 3ª edição. A série de reportagens "Lula, dos palácios à prisão", do repórter Eduardo Matos, ficou em 1º lugar na categoria Rádio. No ano passado, Matos e o repórter Felipe Daroit foram vencedores com a série de reportagens "Na Mira Do Crime - Transportadoras e Polícia unidas no combate ao roubo de carga".
Os cinco episódios de “Lula, dos palácios à prisão” detalham a primeira prisão de um ex-presidente da república por crime comum. Matos foi representado na cerimônia, que ocorreu em Brasília, na quinta-feira (21), pelo repórter do Grupo RBS na sucursal da capital federal Mateus Ferraz. A edição de áudio da série foi de Douglas Webber.
Durante mais de dois anos e meio, Matos acompanhou as investigações contra o ex-presidente Lula. Da condução coercitiva, em 2016, em São Paulo, passando pelos depoimentos ao então juiz Sergio Moro, pela condenação, até chegar à prisão.
A reportagem acompanhou o desenrolar da prisão de Lula em Porto Alegre, onde a decisão de exaurimento de recursos foi proferida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região; em São Bernardo do Campo, onde Lula ficou no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC até se entregar; em São Paulo, para onde Lula foi levado até o aeroporto; e em Curitiba, onde ele começou a cumprir pena.
Os primeiros dias do petista no cárcere também foram contados e as derrotas na justiça e nas urnas, quando tentou eleger seu candidato Fernando Haddad e não conseguiu.
Confira os podcasts:
Um ex-presidente na mira da Polícia Federal
Os áudios com Dilma e o ministro que nunca assumiu
Lula e Moro frente a frente
O dia em que Lula se entregou à polícia
As derrotas de Lula na Justiça e nas urnas