O comércio do Estado planeja impulsionar seus resultados nas próximas semanas. Segundo lideranças do setor, as vendas na reta final deste ano devem apresentar incremento na comparação com 2018, apesar de a economia como um todo ainda não ter recuperado todas as perdas causadas pela crise. No Natal, principal data para os lojistas, entidades estimam que o volume de negócios pode registrar avanço superior a 5%.
O otimismo encontra respaldo em conjunto de fatores. Entre eles, liberação de saques do FGTS e condições mais atrativas de crédito, dizem representantes do setor.
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL-RS) prevê que a alta nas vendas de Natal pode se aproximar de 5,5%. Presidente da entidade, Vitor Koch menciona que a base de comparação "deprimida" e a inflação sob controle também estimulam o avanço nos negócios:
– Dificilmente haverá alguma alteração significativa nesse cenário.
Além do Natal, a proximidade da Black Friday, marcada para sexta-feira, é outro fator que provoca animação. Presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn afirma que a data, conhecida pela realização de promoções, vem ganhando importância no calendário lojista. Conforme a entidade, as vendas de Natal e Black Friday deste ano, somadas, tendem a avançar de 5% a 5,5% na comparação com 2018.
– O momento é bom. É um combo de final de ano – define Bohn.
No acumulado de 2019, até setembro, o volume de vendas do varejo subiu 1,7% no Estado. No país, o aumento chegou a 1,3% no mesmo período, indica o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De janeiro a outubro, o comércio gaúcho fechou 869 vagas com carteira assinada, apontam dados do Caged, do Ministério da Economia. Em período mais longo, de 12 meses até outubro, o saldo é positivo, com 5,3 mil postos abertos (diferença entre contratações e demissões).
– O mercado ainda está instável, acontecem coisas do dia para a noite. Mas a expectativa para o final de ano é muito boa. Os saques do FGTS ajudam – analisa o presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), Ricardo Luís Diedrich, que evita projetar o nível de avanço das vendas de Natal e Black Friday.
Expectativa na Capital
Entidades que representam lojistas de Porto Alegre também preveem estímulo ao setor na reta final de 2019. Presidente do Sindilojas, Paulo Kruse projeta crescimento de até 6% no volume de vendas de Natal. Segundo ele, caso os números se confirmem, o resultado ficaria em patamar similar ao de 2014 na Capital.
– São vários fatores que ajudam. Com o juro mais baixo, o comércio consegue fazer compras mais baratas e repassa descontos aos consumidores. Os saques do FGTS são diferencial neste ano – diz Kruse.
A CDL Porto Alegre ainda não divulgou estudo sobre a projeção de vendas de Natal. Somente na Black Friday, o avanço deve ser de 4%, segundo Írio Piva, vice-presidente da entidade.
– O final deste ano está mais otimista do que o de 2018. Assim, as pessoas ficam mais dispostas a consumir – pontua.
Atenção na hora de comprar
- Na hora de fazer as compras de final de ano, pesquise preços de diferentes marcas e lojas, tanto físicas quanto digitais. É útil para encontrar valores mais atrativos.
- Preste atenção nos descontos oferecidos por empresas, especialmente na Black Friday.
- A ideia é verificar se os preços são realmente inferiores e coerentes com a data, conhecida pela enxurrada de anúncios de promoções.
- Descontos podem tornar compras à vista mais vantajosas, especialmente se ficarem acima de 5%, que é o atual nível da taxa básica de juro no país, a Selic.
- Sem descontos à vista, e se as lojas não cobrarem juro nas prestações, o parcelamento pode ser a opção adequada na hora de fechar a compra.
Fonte: Leandro Rassier, educador financeiro e professor da PUCRS