O município de Júlio de Castilhos fará uma programação especial para o Natal de 2019. O objetivo é virar uma referência de turismo natalino na região central do Estado. Entre as atrações da primeira edição do Natal dos Sonhos, estão esculturas natalinas gigantes, apresentações artísticas temáticas e guirlandas de material reciclável.
A previsão, segundo a prefeitura, é que o custo do Natal dos Sonhos chegue a R$ 60 mil. O valor deve ser custeado pelo poder público e também pela iniciativa privada. Somente a locação das esculturas deve custar cerca de R$ 30 mil. Os demais valores serão investidos iluminação, shows e em uma feira, onde será comercializado artesanato e doces natalinos.
As ações acontecerão entre os dias 15 e 25 de dezembro, a maioria delas no Parque João Vieira, no centro da cidade. O futuro “Parque do Natal” será todo enfeitado, com as esculturas gigantes e árvores iluminadas. A expectativa é que as 46 árvores que existem no local sejam adotadas e enfeitadas por empresas e entidades da cidade. Até agora, 15 delas já foram adotadas.
A programação conta também com gastronomia, uma árvore especial com 12 metros de altura e apresentações do espetáculo Noite Feliz, um musical que conta a história do nascimento de Jesus.
Para o material das guirlandas, a prefeitura já arrecadou, durante uma gincana, cerca de sete mil garrafas pet. O objetivo agora é conseguir mais materiais para fazer enfeites para os postes, pelo menos, das principais avenidas da cidade.
O município realiza oficinas gratuitas de guirlandas com os moradores e, como contrapartida, o material confeccionado já fica para a decoração do Natal. A prefeitura busca também a oportunidade de fazer as atividades com detentos do Presídio de Júlio de Castilhos, de modo que os presos também tenham o benefício de redução de pena a partir dos serviços prestados.