A patriótica promoção Semana do Brasil motivou, até esta sexta-feira (6), 709 empresários gaúchos a oferecerem descontos, produtos exclusivos e brindes para clientes que fecharem negócio até dia 15 de setembro. Criada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo com o apoio institucional do governo federal, a campanha pretende "aquecer um mês historicamente fraco no comércio e na economia como um todo", como define o site oficial do evento.
Cabe à iniciativa privada atrair consumidores durante o período com promoções especiais, descontos exclusivos, produtos e serviços temáticos e ambientação de espaços físicos e virtuais. Para ter acesso ao selo, manual de identidade visual e aos materiais de divulgação, os empresários devem se cadastrar no site brasil.gov.br/semanadobrasil.
Esta é, também, uma maneira de os estabelecimentos serem encontrados por quem busca no portal nome das empresas participantes. A Ame Archmedia, empresa de Porto Alegre que atua há 16 anos no ramo de marketing para a construção civil, aderiu na segunda-feira (2) e isso resultou em negócios.
— Dois clientes aproveitaram a semana de descontos e deram andamento a dois projetos que estavam travados — comentou Mateus Müller, diretor de marketing da Ame Archmedia.
Catiuscia Ribeiro, dona da Amorinho Decor, também correu para aderir à campanha. A loja virtual que ela tem, especializada em presentes criativos e artigos de decoração para a casa, está oferecendo 30% de desconto em média.
— Setembro é um mês fraco, então aderi para aliviar o estoque — conta.
Ela acredita que este primeiro ano da Semana do Brasil tende a ser mais fraco do que os demais.
— Com o passar do tempo, as pessoas vão entendendo melhor, perdendo a desconfiança e a tendência é ficar cada vez melhor — avalia.