A terceira versão do relatório a favor da reforma da Previdência foi aprovada na comissão especial que discute o tema. Após cerca de cinco horas de discussão, o texto-base foi aceito pelo placar foi de 36 a 13. Agora, são votados os destaques individuais e de bancadas, que poderão trazer alterações à redação final da proposta.
O novo parecer, elaborado pelo relator Samuel Moreira (PSDB-SP), atendeu pedidos de líderes partidários para excluir menções a Estados e municípios. Já o impasse referente a alterações na carreira de policiais federais, rodoviários federais e legislativos será debelado com a apresentação de destaques. No relatório, a idade mínima para a aposentadoria das categorias foi mantida em 55 anos, mesmo após apelo do presidente Jair Bolsonaro, que defende os pisos de 53 anos para homens e 52 para mulheres. Hoje não há idade mínima.
A expectativa é que as discussões sigam até a noite desta quinta-feira (4). Após a votação dos destaques, o texto poderá ser encaminhado ao plenário da Câmara.