Em 10 anos, alunos da Universidade Franciscana (UFN) ajudaram 6 mil pessoas de Santa Maria a quitarem R$ 1 milhão em dívidas. Com o projeto denominado Prevenção e Tratamento ao Superendividamento, os acadêmicos de direito da UFN auxiliam, todo mês, os inadimplentes de Santa Maria a reorganizarem a vida financeira.
Conforme o coordenador do projeto, professor Vitor Hugo do Amaral, os encontros são mensais, e em cada reunião são 50 novos participantes. O acesso se dá através do Procon da cidade, que encaminha os casos para os alunos e também por interesse próprio, de quem vai em busca do projeto.
Os interessados participam da reunião de acolhimento, onde ficam sabendo das condições de participação. O projeto visa realizar a renegociação de dívidas, então é preciso que o endividado tenha alguma proposta de valor que ele consiga pagar se a dívida for reduzida. O segundo encontro é particular, para detalhar todos os gastos e proventos do consumidor e avaliar caso a caso. O terceiro passo – segundo Amaral - é o mais esperado pelos inadimplentes: a audiência de renegociação com o credor.
O professor explica que é extremamente importante recuperar os consumidores endividados, para que eles voltem a girar o mercado financeiro.
— Quando o consumidor não compra, a empresa passa a pegar menos produto do fornecedor. A fábrica passa a produzir menos, e todos os setores começam a demitir funcionários.
Entre as funções dos estudantes, está também o levantamento e análise de dados dos consumidores. Nas estatísticas geradas, é possível perceber que a maioria dos endividados em Santa Maria é casada, trabalha, tem mais de 50 anos, tem dívida em um ou dois locais e tem renda média de três salários mínimos.
Confira, abaixo, a íntegra do Santa Maria de Negócios deste domingo (05):