A diferença entre o mundo acadêmico e o mercado de trabalho, na maioria vezes, é grande.O estágio é um aliado no processo de inserção ao primeiro emprego, pois é através dele que que os estudantes adquirem experiências profissionais e tem uma prévia de como será a rotina fora do âmbito de ensino. É também através do estágio que as instituições conhecem os futuros profissionais da área, fazem um treinamento específico para as próprias funções e, assim, preparam melhor os trabalhadores que seguirão no local. O assunto foi o tema do Santa Maria de Negócios deste domingo (14).
Em Santa Maria, uma empresa especializada em gestão de pessoas criou uma Startup que agora desenvolve um aplicativo para agilizar o contato entre empresas e estagiários. A gestora da empresa Intelectus, Lidiane Bertê, reforça que a contratação dos estagiários é importante tanto para estudantes quanto para empresas:
— A nova geração vem super conectada às redes sociais e ao telefone celular, e por isso a empresa precisa estar inserida nesses meios para conseguir chegar nos estudantes, explica Lidiane.
A gestora explica que, cada vez mais, os estudantes passam a escolher os locais em que farão seus estágios, a partir do seu alinhamento profissional. Isso porque é nesse momento que se dá a formação prática na área.
Ela destaca ainda que são diferentes os métodos de seleção de grandes e pequenas empresas, passando por seleções, provas, atividades em grupo ou ainda indicação. E que, em alguns casos, grandes empresas chegam a ter 30 mil candidatos nos processos seletivos.Segundo Lidiane, mesmo com toda essa concorrência a tentativa é sempre válida, pois, as empresas que fazem seleções mais rígidas costumam efetivar os estagiários após eles se formarem.
Lidiane também faz parte do grupo fundador da Nektus, uma startup de tecnologia que visa agilizar o processo de gestão de pessoas, começando pela contratação. Na próxima semana, será lançado o site e aplicativo da startup, voltado para recrutamento e seleção de pessoas. Os candidatos poderão, além de fazer um currículo personalizado, criar um vídeo de apresentação, chamado de pitch. A partir disso, as empresas publicam suas vagas e fazem uma pré-seleção com os currículos do app. Através de notificações, o candidato fica sabendo, inclusive, de eventos alusivos ao que concorre.
Confira, abaixo, a íntegra do Santa Maria de Negócios deste domingo (14):