Não é por falta de atrações que o turismo de Caxias do Sul não se desenvolve. Pode ser falta de políticas públicas de incentivo e divulgação, mas não se poder acusar a cidade de falta de vocação. Por isso qualquer iniciativa que busque valorizar as atrações locais merece atenção. É o caso do Circuito da Uva de Mesa, que o portal Guia de Caxias do Sul acaba de lançar para orientar turistas e moradores da cidade a viver a experiência do cultivo e da degustação da fruta.
De colheita mais tardia e com a safra um pouco mais atrasada neste ano, a uva in natura têm provocado até mesmo filas para visitação em algumas propriedades aos finais de semana, caso da família Venturin, uma das propriedades sugeridas pelo roteiro.
O circuito sugere propriedades com a atração e oferece todo o serviço para quem se interessa pelas uvas de mesa, com mapas, horários de atendimento e outras informações. A prova da vocação para o turismo de experiência são os mais de 60 hectares de uvas com cobertura cultivadas em Caxias. É também um diferencial em relação a roteiros já consolidados em vinícolas da região, em que o turista acaba não degustando uva por ser vinífera.
Até mesmo moradores de Caxias do Sul nem sempre sabem onde podem comprar a uva diretamente na propriedade de cultivo. Por isso, o roteiro do Guia de Caxias do Sul sugere cinco lugares: Venturin Uvas Finas, Família Boff, Granja do Vale, Meu Galpão e Granja Gipan. Em comum, eles têm, além da fruta para comercialização, o acolhimento típico dos descendentes de italianos.