Por trás do arco da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) um importante e inovador método é desenvolvido e aprimorado com utilidade e desdobramentos à sociedade: o monitoramento de trechos de pavimentos asfálticos. A atividade é executada dentro do chamado Grupo de Estudos e Pesquisa em Pavimentação e Segurança Viária da instituição. No Estado, além da UFSM, apenas a UFRGS desenvolve acompanhamento semelhante. O saldo, na prática, dessa iniciativa trará um novo método nacional de dimensionamento asfáltico, como destaca o professor Luciano Specht, que é do departamento de Transporte e um dos pesquisadores do grupo.
Conforme o professor universitário, a nova metodologia se deu por meio de uma parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia e ainda com o apoio da Rede Temática de Asfaltos (que é integrada, entre outras, pela UFSM). Com isso, as atividades – capitaneadas por Luciano Specht com o apoio de mais cinco pesquisadores e 40 alunos – consistem em atualizar os procedimentos adotados no dimensionamento dos pavimentos asfálticos.
Atualmente, o grupo da UFSM monitora a qualidade de cinco trechos de pavimentos asfálticos - todos em Santa Maria. E, agora, para este ano, a tendência é que o mesmo seja feito na BR-116, em Pelotas.
Com o novo método passam a ser consideradas tecnologias mais avançadas como, por exemplo, asfaltos de borracha e modificados por polímeros - que até, então, não eram consideradas. As diferentes condições climáticas, típicas de cada região do país, também não eram observadas. Ou seja, agora, todas as variáveis passam a ser mensuradas. O saldo dessas novas tecnologias é uma maior vida útil do pavimento.
O laboratório da UFSM tem tido, nos últimos anos, o apoio da Petrobras para aporte de recursos para as pesquisas científicas. Neste período, o grupo teve o investimento de R$ 8 milhões, o que tem garantido a execução e a continuidade dos trabalhos em quase uma década de atividades.
Confira, abaixo, a íntegra do Santa Maria de Negócios deste domingo (24)